A polêmica cartada de Trump para salvar sua empresa de mídia
O presidente eleito Donald Trump transferiu todas as suas ações na firma de mídia social que leva seu nome para um fundo controlado por seu filho mais velho, de acordo com um documento regulatório publicado na semana passada.
Leia também
O documento protocolado junto à Comissão de Valores Mobiliários (Securities and Exchange Commission) informou que Trump transferiu suas aproximadamente 115 milhões de ações na Trump Media & Technology Group, a firma mãe da Truth Social, para o fundo. Ele não vendeu as ações nem recebeu qualquer consideração financeira pela transferência, que foi descrita como um presente para o Donald J. Trump Revocable Trust.
Trump é o maior acionista da Trump Media & Technology Group, e sua participação de quase 53% vale cerca de US$ 4 bilhões. A Trump Media, que está perdendo dinheiro, arrecadou apenas alguns milhões de dólares em receita. A propriedade de Trump era um de seus ativos mais valiosos com base na avaliação de mercado da Trump Media.
Publicidade
O fundo, de acordo com um documento regulatório separado, é controlado por Donald Trump Jr. O documento disse que o filho de Trump, que está no conselho de diretores da Trump Media, serve como o único fiduciário do fundo e “tem poder exclusivo de voto e investimento sobre todos os títulos de propriedade.”
Após a transferência, os documentos disseram que o presidente eleito agora “indiretamente” possui as ações e é o beneficiário do fundo.
Os documentos indicam que o fundo foi estabelecido em 2014. A transferência de ações ocorreu na última semana de dezembro.
Não está claro o que motivou a mudança. Trump havia dito durante a campanha presidencial que não tinha planos de vender nenhuma de suas ações.
Publicidade
Pouco antes de assumir o cargo em 2017, Trump transferiu alguns de seus ativos e participações firmariais para o mesmo fundo.
Um porta-voz da Trump Media não estava imediatamente disponível para comentar. Um representante da equipe de transição de Trump também não estava imediatamente disponível para comentar.
Trump não é um oficial ou diretor da Trump Media, embora tenha servido como seu presidente quando era uma firma privada. A Trump Media tornou-se pública em março após completar uma fusão com uma firma de aquisição de propósito especial rica em dinheiro.
A transferência de ações por Trump para um fundo pode ser uma tentativa de evitar potenciais questões de conflito de interesse assim que ele tomar posse como presidente em janeiro. A Truth Social é o principal megafone online de Trump. Ele tem usado para anunciar os nomes das pessoas que pretende nomear como membros de seu Gabinete e outros cargos em sua administração.
Publicidade
Alguns especialistas em ética expressaram preocupação com pessoas investindo na Trump Media para ganhar favor com o presidente eleito.
Este artigo foi originalmente publicado no The New York Times.
c.2024 The New York Times Company
*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.
Publicidade
Nossos editores indicam estes conteúdos para você investir cada vez melhor
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: E-Investidor