Ibovespa hoje avança com ajuda das ações da Azul (AZUL4) e Automob (AMOB3)
O Ibovespa hoje oscila, mas mantém a cotação positiva em pregão de liquidez reduzida. O alívio na curva de juros abre espaço para ações cíclicas avançarem e, ao mesmo tempo, as commodities com desempenho no azul animam papéis de peso para o índice Bovespa. Às 11h52, a principal referência da B3 sobe 0,14% aos 119.791,42 pontos.
Leia também
Em sessão sem a referência dos mercados de Nova York, o mercado monitora cinco dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que participam de eventos ao longo do dia, antes da divulgação do relatório de empregos nos Estados Unidos, nesta sexta-feira (10). Nos demais mercados, os olhos se voltam para a China, que divulgou seus dados de inflação e deve indicar possíveis estímulos econômicos.
A alta do minério de ferro e dos contratos de petróleo ajudam, em parte, as ações da Vale (VALE3) e da Petrobras (PETR3;PETR4). Os papéis da mineradora sobem 1,07% e os da petrolífera avançam 0,79% (PETR3) e 0,52% (PETR4).
Publicidade
O principal destaque positivo do Ibovespa fica com a Azul (AZUL4), que avança 4,23%, após notícia de que a firma estaria negociando a assinatura de um memorando para uma possível fusão com a Gol (GOLL4). As ações da Automob (AMOB3) e Minerva (BEEF3) completam o pódio positivo ao subirem 2,86% e 2,69%, respectivamente.
Já as maiores quedas do Ibov são da Ultrapar (UGPA3), Magazine Luiza (MGLU3) e Marfrig (MRFG3), caindo 2,35%, 2,11% e 2,01%, respectivamente. A Gerdau (GGBR4) também perde 1,31% após o Bradesco BBI rebaixar a recomendação dos ativos para neutra. Mais cedo, a firma divulgou a homologação do acordo com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), encerrando uma disputa iniciada com a condenação da companhia em 2005 e com desconto de 65% sobre a dívida.
Como é calculado o índice Ibovespa?
O sistema de pontos do índice da B3 busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a R$ 1. Assim, uma carteira com uma composição idêntica à do índice custa aproximadamente R$ 130 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do Ibovespa hoje reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do índice Ibov sobe, significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.
*Com informações do Broadcast
Publicidade
Nossos editores indicam estes conteúdos para você investir cada vez melhor
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Camila Lutfi