Dívida dos Estados: “Espero que vetos de Lula caiam no Senado”, diz Zema
Em entrevista à CNN, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), comentou o programa de renegociação da dívida dos estados com a União.
A proposta institui o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) para a renegociação dos mais de R$ 760 bilhões em dívidas das unidades federativas com a União.
Cerca de 90% do valor corresponde a dívidas de quatro estados: Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
O governador de Minas Gerais expressou sua expectativa de que os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sejam derrubados no Congresso Nacional e alertou para uma “situação de calamidade” caso não seja estabelecido um pagamento viável para os estados.
“Espero que os vetos de Lula caiam no Senado”, disse Zema.
Críticas à taxa de juros
O projeto estabelece o pagamento da dívida em até 30 anos, corrigido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – atualmente em 4,5% ao ano – mais uma taxa que varia entre 2% a 4%, a depender do acerto feito na hora do contrato. Hoje, os juros são de 4% mais o IPCA ou a Selic (atualmente em 12,25% ao ano).
O governador criticou a taxa de juros proposta pela União, classificando-a como inviável.
“O que a União quer cobrar é uma taxa de juros que não é factível, que não é viável. Já foi demonstrado no passado isso”, afirmou Zema.
Ele condicionou a adesão de Minas Gerais ao programa à queda dos vetos presidenciais.
Visão econômica de Minas Gerais
Zema também destacou a importância econômica de Minas Gerais e afirmou que o estado foi responsável por um terço do saldo comercial do Brasil no ano anterior.
O governador mineiro fez um alerta sobre as consequências futuras caso não haja uma solução adequada para a dívida dos estados.
Zema prevê um “cenário muito sombrio” e alertou que, sem uma visão de longo prazo, a União poderá ser forçada a intervir nos estados, o que resultaria em custos ainda maiores.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Dívida dos Estados: “Espero que vetos de Lula caiam no Senado”, diz Zema no site CNN Brasil.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: afonsobenites