Seu banho pode sair caro! 6 dicas para economizar água e energia no chuveiro
Com as contas de água e luz ocupando um espaço cada vez maior no orçamento das famílias brasileiras, economizar virou prioridade.
Leia também
O chuveiro elétrico, por exemplo, é um dos maiores vilões no consumo de energia e de água. Mas sabia que pequenas mudanças nos hábitos podem aliviar esse peso no bolso? Aqui estão as principais dicas para economizar tomando banho de maneira eficiente:
1. Escolha o melhor horário para tomar banho
De acordo com nota do E-Investidor, os horários de pico de energia, entre 20h e 23h, possuem tarifas de energia mais altas. Para economizar, prefira tomar banho antes das 19h ou após as 22h.
Se a sua rotina for flexível, horários como 19h às 20h e 23h à meia-noite possuem tarifas intermediárias, representando um custo menor que o pico, mas ainda acima dos períodos de menor demanda.
2. Diminua o tempo do banho
Banhos mais curtos não apenas reduzem o consumo de energia, mas também o de água. Cada minuto a menos no chuveiro faz diferença na conta do fim do mês. O tempo ideal de banho é de 10 minutos.
3. Desligue o chuveiro enquanto se ensaboa
Se você mantiver o chuveiro desligado durante o ensaboamento, o consumo pode cair de uma média de 180 litros para apenas 48 litros de água por banho.
4. Regule a temperatura do chuveiro
Nas épocas mais quentes, opte pela posição “morno” ou “verão”. Essa simples mudança pode reduzir o consumo de energia elétrica em até 30%.
5. Reaproveite a água
Se possível, utilize a água que escorre do chuveiro enquanto esquenta para outras atividades, como regar plantas ou lavar áreas externas.
6. Realize manutenções no chuveiro
Certifique-se de que o chuveiro elétrico está funcionando corretamente e livre de vazamentos. Um aparelho em boas condições consome menos energia e menos água.
Publicidade
Reduzir custos com energia e água depende de pequenas ações diárias. Além de cuidar do horário e da duração do banho, atente-se aos outros hábitos domésticos que impactam diretamente o orçamento. Com essas mudanças simples, você pode manter o conforto e ainda garantir alívio nas contas do mês.
Colaborou: Renata Duque.
Nossos editores indicam estes conteúdos para você investir cada vez melhor
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Jéssica Anjos