Novo token imobiliário promete pagar IPCA + 9% ao ano; entenda
A Rooftop, startup que oferece soluções imobiliárias para proprietários de imóveis residenciais com necessidade de liquidez de capital, acaba de anunciar o lançamento do token ROOF01. O ativo, que utiliza a tecnologia blockchain, será distribuído dentro da plataforma do Mercado Bitcoin (MB).
Leia também
O ROOF01 está lastreado em uma curadoria de ativos imobiliários residenciais de alto padrão. A primeira emissão da Rooftop nesse formato estima uma rentabilidade atrelada à inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) + 9% ao ano, com pagamentos recorrentes mensais e possibilidade de isenção de Imposto de Renda (IR) para pessoa física.
De acordo com a firma, a vantagem do token é que o produto fornece rentabilidade real com proteção inflacionária sem a volatilidade que fundos imobiliários costumam trazer para a carteira de investimentos. Estruturado pela MB Tokens e NFA Advogados como assessores legais da emissão, o ativo utiliza a tecnologia blockchain via ERC-20 – ou seja, documentos técnicos que descrevem os padrões de programação na blockchain Ethereum.
Publicidade
Daniel Gava, CEO e fundador da Rooftop, acredita que o ativo gera valor para todas as partes envolvidas na emissão. “Desde o investidor, que terá acesso a um ativo atrelado a um modelo de negócio seguro, rentável e sustentável, até o nosso cliente, que passa a ter uma nova forma de se capitalizar rápido e no menor custo do mercado para sua reorganização financeira através do seu próprio patrimônio imobiliário“, afirma.
Os investidores poderão fazer aportes a partir de R$ 100. A aplicação já está disponível para investimento na plataforma do MB. Basta baixar o aplicativo na Apple Store ou Google Play e criar uma conta.
Para Renan Ramos, VP da área de originação do MB Corporate, a tecnologia por trás do token traz eficiência em relação ao mercado tradicional, o que proporciona mais retorno para o investidor e menor custo para o emissor.
“Temos a expertise dentro de casa e colocamos o mercado imobiliário como prioridade para atuarmos em 2025. Estamos buscando operações em todas as modalidades do setor em cidades com mais de 150 mil habitantes: carteira de recebíveis imobiliários, financiamento à produção e renda imobiliária em residencial, comercial e loteamentos”, diz.
Como funciona o HomeCash?
Para a estruturação do ROOF01, a Rooftop utilizou como lastro os imóveis de clientes adquiridos por meio do HomeCash. Essa solução, criada pela casa, possibilita que os clientes vendam seus imóveis, recebendo o valor à vista, com a opção de recomprá-los em até um ano e meio por um valor fixo, sem reajustes.
Publicidade
Durante esse período, os ex-proprietários continuam residindo na propriedade, mas o imóvel é adquirido pela Rooftop com a renda de locação dos próprios moradores. Geralmente, o custo da operação é menor do que o custo de um crédito com garantia de imóveis (CGI). Contudo, como é uma operação de compra e venda, a análise de crédito e comprovação de renda são flexibilizadas em relação a uma operação de crédito.
Após o período de locação, o ex-proprietário pode readquirir o imóvel por um preço fixo. Esse valor é combinado no momento inicial da venda à Rooftop. A valorização e a inflação não são consideradas no cálculo final.
Caso o morador não realize a recompra, ele pode autorizar e participar da venda a um outro proprietário e ainda receber integralmente essa diferença adicional entre o valor fixo e a oferta do terceiro.
Agora, com o lançamento do ROOF01, a expectativa é que tanto os proprietários participantes do HomeCash quando os investidores sejam beneficiados. “Diante de toda essa estrutura jurídica inovadora que sustenta o token imobiliário, levamos para a pessoa física o acesso a um investimento antes disponível apenas a investidores institucionais, em um risco imobiliário lastreado em imóveis de alto padrão em grandes cidades brasileiras. Enquanto isso, garantimos a capitalização de nossos clientes por meio do HomeCash”, conclui Gava, CEO da Rooftop.
Publicidade
Nossos editores indicam estes conteúdos para você investir cada vez melhor
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Redação E-Investidor