Últimas Notícias

Yuan sobreviverá às tarifas americanas, garantem operadores do mercado financeiro

Os operadores de opções estão cada vez mais confiantes de que o yuan não sucumbirá a oscilações como as vistas pelo dólar canadense na terça-feira (21). A expectativa vem mesmo após as declarações do presidente dos EUA, Donald Trump, de uma tarifa de 10% sobre produtos chineses terem enfraquecido a moeda.

A volatilidade implícita do dólar-yuan offshore, uma medida do movimento esperado do par de moedas, continuou a cair mesmo após Trump falar sobre tarifas contra a China no início da quarta-feira (22) na Ásia. O yuan havia recuado na terça-feira (21), com o vencimento de três meses registrando a maior queda desde dezembro de 2022, com base no fechamento. O risco de movimentos desproporcionais no par de câmbio despencou, de acordo com a precificação das opções.

“Trump tem sido menos hostil à China em comparação com seu tom durante a campanha, e isso ajudou o sentimento em relação ao yuan, resultando na queda da volatilidade implícita de três meses”, disse Fiona Lim, estrategista sênior no Malayan Banking.

Em um sinal de que o sentimento pessimista em relação ao yuan está mudando, hedge funds estão se desfazendo das operações de opções do dólar-yuan offshore esta semana, de acordo com operadores, já que o par de moedas recuou de sua recente alta.

Algumas opções de alta, ou de compra, no par foram vendidas nos últimos dias. Essas opções ganham em valor se o dólar subir em relação ao yuan — então a negociação sinaliza uma previsão de que qualquer alta pode ser limitada, pelo menos no curto prazo.

“Definitivamente vimos uma venda de topside em opções de câmbio de dólar-yuan offshore” com prazos inferiores a três meses, disse Niraj Athavle, diretor-gerente do JPMorgan Chase & Co., em Singapura, na terça-feira.

O yuan offshore caiu apenas 0,2% enquanto Trump disse que estava considerando um aumento de 10% na tarifa sobre as exportações chinesas. Anteriormente, ele havia mencionado tarifas de até 60% contra o país.

No entanto, as notícias sobre tarifas abalaram outras moedas. O dólar canadense e o peso mexicano caíram até 1,4% em relação ao dólar na terça-feira, depois que Trump afirmou que planeja implementar tarifas, previamente ameaçadas, de até 25% contra esses países em 1º de fevereiro.

Os investidores que ainda têm visões otimistas sobre o par de moedas podem acabar buscando estratégias de opções mais especializadas, segundo o Citigroup. “No momento, o mercado chinês parece dividido entre o risco de tarifas e os pontos positivos de qualquer acordo potencial, o que está limitando sua fraqueza aqui e atenua os riscos extremos”, disse Nathan Swami, chefe de trading de câmbio para Ásia-Pacífico do Citi, em Cingapura. “Esperamos ver mais estratégias de progresso lento e prêmios limitados.”

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Bloomberg

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo