Últimas Notícias

O que é a nova IA chinesa e por que ela está fazendo as big techs americanas derreterem

As ações de tecnologia dos Estados Unidos amanheceram com uma surpresa negativa: depois de dominarem o boom de inteligência artificial (IA) nos últimos anos, agora elas ganharam uma concorrente da China. A startup chinesa Deep Seek lançou um novo modelo de IA e está balançando os mercados globais nesta segunda-feira (27).

Às 11h30, horário de Brasília, os índices de ações das Bolsas de Nova York tinham queda forte, com destaque para uma baixa de 3% no Nasdaq e de quase 1,8% no S&P 500. O movimento negativo é liderado pelas firmas queridinhas do setor de tecnologia dos EUA. A gigante Nvidia tombava 11,32% em NY, enquanto Broadcom caía 11,96% e Micron perdia 9,00%. As big techs Meta e Microsoft também operavam em queda de 2,5% e 4,30%, respectivamente.

A IA da DeepSeek é um chatbot comparável aos modelos OpenIA ou até superior em algumas performances e com recursos menores, utilizando chips menos avançados. Desde o lançamento, os modelos R1 e V3 conquistaram uma onda de consumidores que levaram a DeepSeek ao topo da Apple App Store no fim de semana, além de alcançarem o topo em rankings de chatbots IA.

Publicidade

O que chama a atenção de investidores é a rápida ascensão do novo modelo de IA chinês, que parece entregar resultados semelhantes aos desenvolvidos por grandes firmas do setor, mas construídos a um custo consideravelmente menor e com chips menos potentes. “A particularidade é que este modelo é ter uma performance pareada com o principal modelo da OpenAI, que hoje em dia é tido como o modelo mais avançado do mundo. E é impressionante, é que a firma diz que gastou apenas 6 milhões de dólares para o desenvolvimento, versus centenas de milhões de dólares que as big techs americanas têm dito que custa criar um modelo desse patamar”, pontua Plínio Zanini, diretor de Risco da Ciano Investimentos.

Na Ásia, o banco japonês SoftBank caiu 8%, enquanto na Europa os índices de ações são pressionados pelas ações de tecnologia. Mas é no mercado americano que está o maior efeito. Além das quedas das big techs, o índice de volatilidade VIX deu um salto de 47%.

William Castro Alves, estrategista-chefe da Avenue, explica que a forte reação do mercado deriva principalmente há alguns fatores. A notícia é inesperada e gera um movimento tradicional de reação curto prazo, especialmente em um momento em que muitas das ações das big techs se encontram perto das máximas. “Para o médio prazo, tal evento torna-se importante ao trazer questionamentos acerca da continuidade e necessidade de elevado capex (investimentos) no setor. Com o novo ‘competidor’ chinês conseguindo desenvolver um modelo competitivo com uma fração do custo, o mercado passa a questionar com mais afinco os investimentos que as big techs vem fazendo no segmento”, diz.

Ainda assim, é cedo para dizer concretamente qual o potencial impacto da nova IA chinesa no mercado de tecnologia, afirma o especialista. Em um contexto de maior tensão na relação entre os Estados Unidos e a China, com a volta de Donald Trump à Casa Branca e a promessa de acirrar a guerra comercial entre os dois países, Castro Alves vê alguns contrapontos no radar da IA da Deep Seek.

Publicidade

“Qual a confiabilidade dos agentes em um sistema que fornece informações e se desenvolve através do compartilhamento de dados, uma vez que esses dados possam ser compartilhados com o governo chinês?”, questiona. “Será que veremos uma reação do governo americano tal qual vimos com o TikTok? Ou será que tal notícia não elevará ainda mais as restrições de transferência de tecnologia para China?”

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Luíza Lanza

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo