Últimas Notícias

Corte dos EUA pode reverter décadas de redução da mortalidade do HIV, alerta OMS

Corte dos EUA pode reverter décadas de redução da mortalidade do HIV, alerta OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que a suspensão do financiamento dos Estados Unidos a programas de combate ao HIV, determinada pelo governo de Donald Trump, pode representar uma “ameaça global” para milhões de pessoas que dependem desses serviços. Segundo a entidade, a medida coloca em risco o acesso a terapias antirretrovirais em países de baixa e média renda, incluindo o Brasil.

O corte afeta diretamente o Plano de Emergência do Presidente dos EUA para o Alívio da AIDS (PEPFAR, na sigla em inglês), um dos principais programas globais de combate ao HIV. A OMS estima que mais de 30 milhões de pessoas podem ser impactadas pela decisão, potencialmente revertendo décadas de progresso na redução da mortalidade causada pelo vírus.

“Essas medidas, se prolongadas, podem levar ao aumento de novas infecções e mortes, revertendo décadas de progresso e possivelmente levando o mundo de volta aos anos 1980 e 1990, quando milhões morriam de HIV a cada ano, incluindo muitos nos Estados Unidos”, afirmou a OMS em nota oficial.

Clínicas fechadas e falta de medicamentos

A decisão do governo Trump proíbe que países beneficiados pelo PEPFAR distribuam medicamentos adquiridos com financiamento dos EUA, mesmo que os estoques já estejam disponíveis em clínicas locais. Como resultado, diversas unidades de atendimento foram fechadas e serviços foram suspensos em países africanos.

Na África do Sul, ONGs que atuam no tratamento do HIV já interromperam suas atividades por falta de recursos. Na Nigéria, a perda do financiamento anual de US$ 390 milhões (cerca de R$ 1,9 bilhão) pode afetar severamente a estrutura de atendimento a pacientes.

Diante do impacto da decisão, a OMS fez um apelo para que Washington reavalie a medida e conceda isenções que garantam a continuidade do tratamento para milhões de pessoas.

“Pedimos ao governo dos Estados Unidos que conceda isenções adicionais para garantir a entrega de tratamento e cuidados essenciais para o HIV”, reforçou a entidade.

Brasil também será afetado

O PEPFAR tem atuação no Brasil, financiando ações para ampliar o acesso a autotestes de HIV em diversas capitais e fortalecendo iniciativas de prevenção e diagnóstico precoce. O programa também colabora com instituições como a Fiocruz para desenvolver projetos de conscientização e ampliar o acesso à profilaxia pré-exposição (PrEP).

Atualmente, o Ministério da Saúde estima que 1 milhão de pessoas vivem com HIV no Brasil. Em 2023, foram registrados 46.495 novos casos no país, refletindo um aumento na taxa de infecção. Por outro lado, o número de mortes relacionadas à Aids caiu para 10.338, o menor dos últimos dez anos.

A faixa etária mais afetada é a de 25 a 29 anos, que concentra 34% dos casos de Aids no país, seguida da de 30 a 34 anos (32,5%).

The post Corte dos EUA pode reverter décadas de redução da mortalidade do HIV, alerta OMS appeared first on InfoMoney.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Paulo Barros

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo