Dólar pressiona peso mexicano e dólar canadense após tarifa; moedas emergentes sofrem
A moeda norte-americana empurrava o dólar canadense e o peso mexicano para mínimas de vários anos, depois que a implementação de tarifas de importação pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deram início a uma guerra comercial.
O euro também atingia uma mínima de mais de dois anos ante o dólar e o franco suíço – apesar de normalmente atuar como um ativo seguro – inicialmente recuava para seu menor nível desde maio.
Como Trump havia prometido no mês passado, os EUA impuseram a Canadá e México tarifas de 25% e à China uma taxa de 10% no fim de semana, considerando-as necessárias para conter a imigração e o tráfico de drogas.
As tarifas entrarão em vigor às 02h01 (horário de Brasília) de terça-feira.
O Canadá e o México, os dois principais parceiros comerciais dos EUA, prometeram imediatamente medidas de retaliação, e a China disse que contestará as tarifas de Trump na Organização Mundial do Comércio (OMC).
Dólar em alta e forte aversão ao risco em ações: os efeitos do tarifaço de Trump
Nas primeiras negociações, moeda americana já avançava em relação a maior parte de seus pares
Canadá vai impor tarifas de 25% sobre mais de 100 produtos dos Estados Unidos
Governo canadense chamou de “injustificadas e irracionais” as tarifas impostas pelos EUA
“A surpresa para os mercados é que o Canadá e o México retaliaram imediatamente e que outros, ou seja, a China e a União Europeia, podem seguir seu exemplo, resultando em uma forte contração no comércio global”, disse Tony Sycamore, analista de mercado da IG.
“A data de início das tarifas dos EUA sobre o Canadá, México e China, em 4 de fevereiro, também foi muito mais cedo do que muitos haviam previsto.”
Alguns investidores esperam que as tarifas aumentem a inflação dos EUA, fomentando a visão de que a taxa de juros pode permanecer mais alta por mais tempo, o que favorece o dólar.
O euro era negociado a 1,0236 dólar, em queda de 1,22% no dia.
O peso mexicano caiu para seu menor nível em quase três anos, a 21,2882 por dólar, enquanto o dólar canadense caiu para 1,4792 por dólar, um nível não visto desde 2003.
As moedas de mercados emergentes seguem sendo vendidas na segunda-feira em relação ao dólar, com o peso mexicano liderando a queda. O índice de moeda de mercados emergentes da MSCI caiu até 0,7%, sua maior queda desde que Trump garantiu seu segundo mandato como presidente, enquanto o índice do dólar da Bloomberg disparou para o maior nível desde novembro de 2022. O índice de ações de mercados emergentes chegou a cair cerca de 2%.
A guerra comercial em andamento fez com que os investidores aumentassem suas apostas no dólar, com a visão de que as tarifas alimentarão a inflação e limitarão o espaço para o Federal Reserve cortar as taxas de juros. Os traders também esperam que as taxas prejudiquem mais as economias estrangeiras do que os EUA, à medida que a demanda americana diminui por importações mais caras.
“Espero mais dor para os mercados emergentes”, disse Rajeev De Mello, gerente de portfólio macro global da Gama Asset Management SA, prevendo que os impactos tarifários diretos seriam agravados pelo impacto da China.
“O dólar americano mais forte aperta as condições financeiras e um choque negativo na oferta enfraquecerá o crescimento global do qual os mercados emergentes dependem”, acrescentou.
Muitos economistas veem o México continuando a suportar o peso, com o Goldman Sachs Group Inc. prevendo o peso a 22 por dólar, uma depreciação de aproximadamente 5% em relação aos níveis atuais. O JPMorgan Chase & Co. vê uma depreciação imediata de 2%-4% e um salto de 20 pontos-base nos rendimentos dos títulos locais.
(com Bloomberg e Reuters)
The post Dólar pressiona peso mexicano e dólar canadense após tarifa; moedas emergentes sofrem appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Lara Rizério