Ações caem pelo mundo com temor de guerra comercial
Os mercados de ações na Ásia e na Europa caíram na segunda-feira (3) depois que Donald Trump aplicou tarifas sobre Canadá, México e China, gerando temores sobre outra guerra comercial contundente do tipo “América Primeiro”, que pode afetar o crescimento econômico global.
As ações dos EUA também estavam prestes a uma liquidação, com base nas quedas nos futuros de ações.
“A guerra comercial 2.0 começa”, escreveram estrategistas do UBS em nota na segunda-feira.
O índice de ações Nikkei do Japão fechou 2,7% mais baixo e o KOSPI da Coreia do Sul caiu 2,5% no fechamento do mercado. O Hang Seng de Hong Kong ficou praticamente estável.
O índice de Xangai estava fechado para o feriado do Ano Novo Lunar. Os mercados da China retomarão as negociações na quarta-feira.
Na noite de domingo (2), Trump também ameaçou promulgar tarifas adicionais sobre a União Europeia, acusando a UE de estar “realmente fora da linha”.
O índice de referência europeu Stoxx Europe 600 estava 1,4% mais baixo na manhã de segunda-feira. O DAX da Alemanha e o CAC da França caíram 1,9%, enquanto o FTSE 100 de Londres estava sendo negociado 1,3% mais baixo no dia.
“Tarifas e contratarifas serão inflacionárias e levarão a perspectivas de crescimento mais fracas, ambas negativas para as ações”, disse Mohit Kumar, economista da Jefferies.
O dólar americano atingiu uma alta recorde em relação ao yuan chinês.
“No momento, parece que o dólar é o único vencedor”, disse Chris Beauchamp, analista-chefe de mercado da IG, uma provedora de negociação online.
Trump anunciou no fim de semana uma taxa de 25% sobre todas as importações do México e da maioria dos produtos do Canadá, e uma tarifa adicional de 10% sobre produtos chineses importados para os EUA.
As tarifas – que Trump diz serem necessárias para combater o fluxo de migrantes e fentanil para os EUA – devem entrar em vigor na terça-feira (4).
Canadá e México anunciaram tarifas retaliatórias, e a China disse que contestará a medida na Organização Mundial do Comércio.
Quatro novos bilionários surgiram por semana em 2024, diz Oxfam
Este conteúdo foi originalmente publicado em Ações caem pelo mundo com temor de guerra comercial no site CNN Brasil.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: giselefarias