Últimas Notícias

Fiscal, juros e câmbio seguram avanço da indústria do Brasil em janeiro, mostra PMI

Fiscal, juros e câmbio seguram avanço da indústria do Brasil em janeiro, mostra PMI

A atividade industrial do Brasil acelerou apenas ligeiramente em janeiro, iniciando o ano com demanda e produção pressionadas por preocupações sobre a política fiscal, as condições monetárias e a taxa de câmbio, mostrou uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (3).

O Índice de Gerentes de Compras (PMI), compilado pela S&P Global, subiu a 50,7 em janeiro, de 50,4 em dezembro, permanecendo acima da marca de 50 que separa crescimento de contração.

“Os dados de janeiro pintaram um cenário um pouco preocupante para a indústria, que iniciou 2025 em terreno instável”, avaliou Pollyanna de Lima, diretora associada de Economia S&P Global Market Intelligence.

O levantamento apontou que os produtores estavam mais otimistas em relação às perspectivas do que em dezembro. As firmas citaram como motivos oportunidades de exportação, investimentos, desenvolvimento de novos produtos e sinais de melhora em outras partes da economia — setores automotivo, agrícola e de construção.

Com isso, as firmas contrataram mão de obra temporária para sustentar a produção futura, e o emprego teve o maior aumento desde setembro, o que garantiu a melhora na leitura do PMI.

“Embora a alta na criação de empregos pareça uma luz no fim do túnel, percepções dos participantes da pesquisa revelaram uma realidade marcante: a maior parte das vagas foi temporária, conforme as firmas fazem um jogo de espera, sem ter certeza de que o crescimento econômico esperado irá realmente se materializar”, completou De Lima.

As novas encomendas cresceram no ritmo mais fraco em 13 meses, enquanto a produção ficou amplamente estagnada, interrompendo quatro meses de expansão e pesando sobre o índice.

Apenas as firmas que fabricam bens intermediários indicaram crescimento da produção, com quedas entre os produtores de bens de consumo e de bens de capital.

As novas encomendas de exportação, por sua vez, permaneceram em trajetória de queda, recuando pelo terceiro mês seguido em janeiro.

A pesquisa mostrou ainda uma intensificação das pressões de custos em janeiro, o que segundo os entrevistados se deu por conta da taxa de câmbio desfavorável principalmente ante o dólar, mas também o euro, com preços mais caros de materiais e frete.

Quase 15% dos produtores elevaram seus preços de venda em janeiro em resposta, mas 5% ofereceram descontos na tentativa de garantir novas encomendas, e a inflação dos preços cobrados caiu para uma mínima de oito meses.

The post Fiscal, juros e câmbio seguram avanço da indústria do Brasil em janeiro, mostra PMI appeared first on InfoMoney.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Paulo Barros

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo