Últimas Notícias

CNU: fila de espera deve ter mais de 16 mil candidatos; veja cronograma

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) terá fila de espera de mais de 16 mil candidatos, de acordo com Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

O “Enem dos Concursos”, como é conhecido, terá um banco de candidatos aprovados para cada um dos oito blocos temáticos que funcionará como um cadastro de reserva.

A formação vai considerar cargos e especialidades escolhidos na inscrição como forma de ranqueamento. Também serão considerados fatores de políticas afirmativas para negros, indígenas e pessoas com deficiência.

Pedro Assumpção Alves, assessor do Gabinete da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do MGI, explica que o banco será formado com o dobro do número de vagas imediatas em cada bloco, como previsto no edital, mas será também acrescido do número de aprovados que não passaram na 1ª opção de preferência.

“Como os melhores classificados constam em diversas listas de classificação de outros cargos, nós tivemos que ampliar o cadastro para assegurarmos candidatos suficientes em cada lista de espera. Dessa forma, em média, a lista de candidatos em cadastro, por cargo, é de cerca de seis vezes [maior] que o número de vagas imediatas”.

Dessa forma, por exemplo, se o candidato que não tiver nota suficiente para passar em sua primeira opção de cargo, poderá atingir a nota mínima para entrar em sua segunda e seguir no banco de candidatos da primeira, ainda que assuma o cargo que foi sua segunda opção.

O MGI publicou na manhã desta terça as notas do CNU, com mais de 6,6 mil vagas e que contou com mais de um milhão de inscritos em todo o país.

Foram divulgadas a primeira lista de classificação dos candidatos dos blocos 1 ao 7 e a primeira lista de convocação para os cargos que possuem cursos de formação.

Saiba como consultar o resultado do CNU

Os candidatos poderão acessar seus resultados individuais na “Área do Candidato” do site oficial do concurso.

Após fazer o login, estarão disponíveis as seguintes informações:

  • Nota na prova objetiva
  • Nota na prova discursiva
  • Nota na avaliação de títulos
  • Resultado das bancas de Pessoas com Deficiência (PCD), Heteroidentificação e Indígena
  • Nota final ponderada em cada cargo
  • Classificação geral e por cotas (PCD, Pessoa Negra – PN ou Pessoa Indígena – PI)
  • Situação no cargo: aprovado em vagas imediatas, aprovado em lista de espera/cadastro reserva, convocado para curso de formação ou eliminado

Cada candidato aparecerá como aprovado em apenas um cargo, seja por ampla concorrência ou cotas, mas poderá estar em diversas listas de espera para cargos de maior preferência.

Cronograma

  • 4 de fevereiro – Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos e dos recursos da veracidade de situação declarada
  • 4 de fevereiro – Divulgação das notas finais para todos os candidatos em cada cargo em que estiverem inscritos e da 1ª lista de classificação para todos os cargos
  • 4 de fevereiro – Divulgação da 1ª convocação para os cursos de formação
  • 4 e 5 de fevereiro – Prazo para confirmação de participação em curso de formação
  • 11 de fevereiro – Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da avaliação de títulos
  • 11 de fevereiro – Previsão de divulgação dos resultados finais
  • 11 de fevereiro – Divulgação da 2ª lista de classificação para todos os cargos e 2ª convocação para cursos de formação
  • 11 e 12 de fevereiro – Prazo para confirmação de participação em curso de formação
  • 18 de fevereiro – Divulgação da 3ª lista de classificação para todos os cargos e 3ª convocação para cursos de formação
  • 18 e 19 de fevereiro – Prazo para confirmação de participação em curso de formação
  • 28 de fevereiro – Divulgação da lista definitiva de classificação para todos os cargos e convocação para matrícula nos cursos de formação

Saiba idade mínima e tempo de contribuição para se aposentar em 2025

Este conteúdo foi originalmente publicado em CNU: fila de espera deve ter mais de 16 mil candidatos; veja cronograma no site CNN Brasil.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: patricksantos

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo