Últimas Notícias

Abertura de Mercado: Aparente calmaria

Uma aparente calmaria na guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo está permitindo que os investidores se concentrem novamente nas perspectivas de cortes de juros, no crescimento econômico e, ainda mais importante, nos resultados corporativos.

Para completar esse cenário, o Secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, disse na noite de quarta-feira (5) à Fox Business que o foco do presidente Donald Trump está na queda dos juros de 10 anos, não necessariamente nas taxas atuais do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) – sugerindo que medidas estruturais sejam a principal estratégia desse novo Governo. Como resultado, o que vemos agora cedo são mercados acionários majoritariamente em alta mundo afora.

Para além das bolsas, o dólar sobe frente às principais divisas após duas quedas seguidas, os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida americana) têm leve alta, os contratos futuros do petróleo se estabilizam perto do nível mais baixo deste ano, depois que o brent cedeu mais de 2% na véspera com a ameaça ao crescimento representada pelas tarifas comerciais, enquanto os preços futuros do minério de ferro subiram 1,43% na madrugada em Dalian, cotados ao equivalente a US$ 112,39 por tonelada.

Esse contexto sugere um melhor ambiente para as nossas negociações também. Entre os direcionadores locais, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a alíquota média do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) será de 22% (menor que os 28% vinha sendo ventilados) e afirmou que a peça orçamentária não terá dificuldades para ser aprovada pelo Congresso.

Agenda econômica

Brasil

Entre os eventos do dia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem entrevista com rádios (8h), visita hospital no Rio de Janeiro (11h30) e, à tarde, retorna a Brasília, onde se reunirá com os Ministros Fernando Haddad (16h30) e Alexandre Silveira, de Minas e Energia (17h30).

EUA

Serão publicados os pedidos semanais de auxílio-desemprego e o custo unitário da mão de obra no 4o trimestre (10h30). Além disso, a conferência do Banco de Compensações Internacionais (BIS) contará com as participações dos dirigentes do Federal Reserve, Christopher Waller (16h30) e Lorie Logan (19h).

Europa

A decisão de política monetária do Banco Central da Inglaterra (BoE) foi anunciada pela manhã (9h). O BoE reduziu sua taxa básica de juros em 25 pontos-base, a 4,50%, após concluir reunião de política monetária nesta quinta-feira.

Publicidade

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Ágora Investimentos

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo