Trump sanciona o Tribunal Penal Internacional, acusando-o de atacar EUA e Israel
![Trump sanciona o Tribunal Penal Internacional, acusando-o de atacar EUA e Israel Trump sanciona o Tribunal Penal Internacional, acusando-o de atacar EUA e Israel](https://i1.wp.com/www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/02/2025-02-06T195710Z_619966088_RC2VNCAIY8FL_RTRMADP_3_USA-TRUMP-MIGRATION-LAWSUIT-BIRTHRIGHT.jpg?w=780&resize=780,470)
![Trump sanciona o Tribunal Penal Internacional, acusando-o de atacar EUA e Israel Trump sanciona o Tribunal Penal Internacional, acusando-o de atacar EUA e Israel](https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/02/2025-02-06T195710Z_619966088_RC2VNCAIY8FL_RTRMADP_3_USA-TRUMP-MIGRATION-LAWSUIT-BIRTHRIGHT.jpg?fit=300,200&quality=70&strip=all)
O presidente americano Donald Trump assinou uma ordem executiva nesta quinta-feira (6) sancionando o Tribunal Penal Internacional (TPI), confirmou a Casa Branca.
A ordem acusa o TPI de ter “se envolvido em ações ilegítimas e sem fundamento” que visam os EUA e seu “aliado próximo” Israel, afirmando que o tribunal “abusou de seu poder” ao emitir mandados de prisão “sem fundamento” contra o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o ex-ministro da Defesa, Yoav Gallant.
O documento declara que o “TPI não tem jurisdição sobre os Estados Unidos ou Israel, uma vez que nenhum dos dois países é parte do Estatuto de Roma ou membro do TPI.”
A ordem executiva de Donald Trump alerta que os EUA vão impor consequências “tangíveis” e “significativas” a indivíduos que trabalhem nas investigações do TPI contra cidadãos americanos ou aliados dos EUA, como Israel.
As sanções incluem o congelamento de quaisquer ativos nos EUA desses indivíduos e a proibição de entrada nos EUA para eles ou suas famílias.
O TPI tem se preparado para sanções dos EUA desde a posse de Donald Trump no mês passado.
O presidente americano tem sido um crítico vocal do TPI desde que o tribunal emitiu mandados de prisão para Netanyahu e Gallant, em novembro passado, por supostos crimes de guerra e crimes contra a humanidade em Gaza, juntamente com vários líderes do Hamas.
Na ocasião, o TPI afirmou que havia encontrado fundamentos razoáveis para acreditar que Netanyahu e Gallant “têm responsabilidade criminal pelo (…) crime de guerra de privação de alimentos como método de guerra e os crimes contra a humanidade de assassinato, perseguição e outros atos desumanos”.
Além disso, o painel de três juízes disse que havia fundamentos razoáveis para acreditar que eles têm responsabilidade criminal “como superiores civis pelo crime de guerra de direcionar intencionalmente um ataque contra a população civil”.
O TPI depende de 125 estados signatários do Estatuto de Roma para executar mandados de prisão. Nem Israel nem os EUA são membros.
The post Trump sanciona o Tribunal Penal Internacional, acusando-o de atacar EUA e Israel appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Gabriel