Pós-pandemia: população de SP volta a shows e cinema, mas 25% não têm hábito cultural


A população do estado de São Paulo finalmente recuperou boa parte dos hábitos culturais perdidos na pandemia, com destaque para shows ou espetáculos e o cinema, mas um em cada cada quatro cidadãos admite não frequentar programas culturais, segundo um levantamento da Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), vinculada ao Governo do Estado.
Segundo a pesquisa, realizada em outubro, novembro e dezembro de 2024, com 14.556 respondentes, todas as atividades culturais apresentaram retração na participação da população, em comparação a 2018 e 2019.
Os hábitos que se perderam durante a pandemia, mostrou a sondagem, só começaram a ser revertidos em 2023. E só em 2024 a frequência a shows ou espetáculos (música, dança, teatro, circo ou outras artes) e a museus retornou aos patamares de 2018, com 50% e 33% da população participando dessas atividades respectivamente.
Leia também: Lady Gaga confirma show na Praia de Copacabana em maio; saiba tudo
No caso dos cinemas, houve uma expressiva recuperação em relação ao patamar dos 30% de 2022, para 41% em 2024, mas ainda abaixo dos 50% de 2018.
Já a frequência a bibliotecas mostrou estabilidade nos três últimos anos na proporção de pessoas que as frequentaram, que se manteve em 21%.

Leia também: Veja quais são os filmes com o maior número de indicações no Oscar de 2025
Parte da população ainda não retornou
O único grupo que cresceu no levantamento foi das pessoas que afirmam não frequentar nenhuma atividade cultural em 2024. A proporção, que atingiu 25%, cresceu cinco pontos percentuais em relação a 2018. Segundo a Seade, o dado indica que parte da população ainda não retomou hábitos culturais.
The post Pós-pandemia: população de SP volta a shows e cinema, mas 25% não têm hábito cultural appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: marialuizadourado