Imposto de Renda: dá para deduzir dependente de plano de saúde que declara à parte?


Ficou em dúvida na hora de preencher a sua declaração de Imposto de Renda 2025? O InfoMoney socorre você, com a ajuda de especialistas em contabilidade e tributos. Basta enviar a sua pergunta para o e-mail ir@infomoney.com.br . As mensagens passarão por uma triagem, e as selecionadas serão respondidas aqui no site e nas nossas redes sociais.
Confira abaixo a resposta a uma dúvida do leitor:
Dúvida do leitor: Como informar dependente de plano de saúde que também declara Imposto de Renda à parte? Minha esposa precisou declarar no exercício passado, mas ela é minha dependente no meu plano de saúde. Por receio de cair na malha fina, eu não a inclui na minha declaração e, com isso, recebi menos restituição do que deveria. Como devo proceder nesta nova declaração?
Resposta, por Rodrigo Gaiardo*:
“Caro leitor, você tomou a decisão correta ao não incluir a despesa com o plano de saúde na sua declaração de imposto de renda, considerando que sua esposa declarou o imposto separadamente.
Não é permitido declarar despesas na sua declaração de Imposto de Renda que não foram realizadas em seu próprio nome ou no nome de dependentes que não constam na sua declaração. A alternativa é que sua esposa inclua a despesa na própria declaração dela, o que é permitido por lei.
- Imposto de Renda 2025: baixe o guia gratuito do InfoMoney que reúne tudo que você precisa para declarar os seus investimentos, sem cair nas garras do leão
A Receita Federal do Brasil (RFB) reconhece o conceito de entidade familiar nesse caso, portanto, não é necessário fornecer comprovação de transferência de recursos entre você e sua esposa.
Caso sua esposa volte a ser sua dependente em algum momento, você poderá declarar novamente a despesa com o plano de saúde dela.”
*Rodrigo Gaiardo é advogado especializado em Direito Tributário e gerente sênior da KPMG
The post Imposto de Renda: dá para deduzir dependente de plano de saúde que declara à parte? appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Janize Colaço