Veja 10 dicas para economizar energia em mês de bandeira vermelha na conta de luz


A conta de luz virá com a bandeira vermelha, no patamar 1, em junho, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). No bolso dos brasileiros, isso significa que os consumidores terão custo extra de R$ 4,463 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. E, portanto, é preciso economizar energia para não ver o boleto disparar neste mês.
— Com a conta de luz na bandeira vermelha, a atenção das pessoas com o consumo de energia tem que ser constante. Na vida moderna, cada vez mais produtos que facilitam a vida das pessoas, se não forem utilizadas de forma inteligente, podem pesar no orçamento — diz o gerente do Centro de Operações da Enel Rio, Fábio Damasceno.
As temperaturas mais amenas no fim do primeiro semestre do ano parecem, à primeira vista, uma boa notícia, já que é dispensado o uso do ar-condicionado, tido como vilão das contas no verão. Mas outros equipamentos são mais utilizados.
— Ficar mais em casa para evitar o frio intenso das ruas é um hábito que pode, sem o consumidor perceber, aumentar a conta de luz, porque a pessoa tende a utilizar mais as TVs e computadores — destaca Damasceno.
Por isso, a fim de ajudar as famílias a fechar o mês sem sustos monetários, o EXTRA pediu orientações à Enel e à Light sobre como reduzir os gastos de energia dentro de casa. Um dos pontos de atenção deve ser o chuveiro elétrico, que está entre os equipamentos que mais consomem energia em uma residência.
— Para reduzir esse impacto, a recomendação da Light é utilizar a opção “verão” sempre que possível, o que pode gerar uma economia de até 30% no consumo — indica Ronaldo Almeida, gerente de qualidade da operação Light.
Veja, abaixo, mais nove dicas.
O chuveiro elétrico Programar um despertador é uma boa dica para lembrar de tomar um banho rápido.
Computadores, vídeo games e outros dispositivos eletrônicos consomem energia mesmo em modo de espera. Por isso, evite deixar aparelhos em “stand-by”, que pode representar até 12% da conta de energia. Desligue os aparelhos quando não estiverem em uso.
A dica também vale para o uso de air fryer, fornos elétricos e carregadores de celulares – sempre os retire da tomada após o uso.
Se você tem o hábito de dormir com a TV ligada, ative o timer do aparelho e não dê audiência para o desperdício de energia.
O ferro de passar roupa também está entre os aparelhos que mais consomem energia. Para economizar, a dica é só ligar o equipamento na tomada quando já tiver separado todas as peças que deseja passar. E juntar uma grande quantidade de roupas e passá-las de uma só vez.
O mesmo vale para a máquina de lavar, que deve ser usada com a capacidade máxima indicada pelo fabricante para evitar desperdício de energia e água.
Troque lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de LED, bem mais econômicas.
Outro eletrodoméstico que merece atenção é a geladeira. Para evitar gastos desnecessários, é importante guardar os alimentos de uma só vez e não abrir a porta com frequência.
Também é recomendado evitar forrar as prateleiras, o que atrapalha a circulação do ar, e nunca colocar roupas para secar na parte traseira do equipamento.
Por qual razão a bandeira mudou?
As bandeiras tarifárias, criadas em 2015, variam conforme o custo da geração de energia elétrica no país. De dezembro de 2024 a abril deste ano, as condições favoráveis possibilitaram a adoção da tarifa verde, sem custos extras para o consumidor. Em maio, com a chegada do período seco, chegou a vez da bandeira amarela.
A Aneel explica sobre a passagem para a bandeira vermelha: “Diante do cenário de afluências abaixo da média em todo o país indicado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), projeta-se uma redução da geração hidrelétrica em relação ao mês anterior, com um aumento nos custos de geração devido à necessidade de acionamento de fontes de energia mais onerosas, como as usinas termoelétricas”.
The post Veja 10 dicas para economizar energia em mês de bandeira vermelha na conta de luz appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Agência O Globo