Últimas Notícias

Ministro da Defesa de Israel ordena bloqueio a navio de ajuda humanitária rumo a Gaza

Ministro da Defesa de Israel ordena bloqueio a navio de ajuda humanitária rumo a Gaza

O ministro da Defesa de Israel ordenou neste domingo ao Exército que impeça a chegada à Faixa de Gaza de uma flotilha de ajuda humanitária com 12 ativistas a bordo, incluindo a ambientalista sueca Greta Thunberg.

“Dei instruções ao Exército para impedir a chegada do ‘Madleen’ a Gaza”, afirmou o ministro Israel Katz em um comunicado de seu gabinete. “À Greta, a antissemita, e aos seus companheiros, porta-vozes da propaganda do Hamas, digo claramente: voltem, porque não chegarão a Gaza”, acrescentou.

“O Estado de Israel não permitirá que ninguém rompa o bloqueio marítimo de Gaza, cujo principal objetivo é impedir a entrega de armas ao Hamas, uma organização terrorista assassina que mantém nossos reféns em cativeiro e comete crimes de guerra”, enfatizou Katz.

O “Madleen” é um veleiro da Coalizão da Flotilha da Liberdade (FFC, na sigla em inglês). A embarcação partiu no domingo da semana passada da Sicília com destino a Gaza para fornecer ajuda humanitária e romper o bloqueio israelense imposto ao território palestino, que, segundo a ONU, enfrenta a ameaça da fome.

No sábado, a ativista alemã Yasemin Acar disse à AFP que o “Madleen” navegava ao longo da costa do Egito, fronteiriço com o território palestino, e que planejava chegar à Faixa de Gaza na manhã de segunda-feira.

O conflito no território palestino começou após um ataque sem precedentes em Israel em 7 de outubro de 2023, executado por comandos do Hamas. Como represália, Israel iniciou uma ofensiva devastadora na Faixa de Gaza, que matou dezenas de milhares de civis.

Em 2 de março, Israel impôs um bloqueio total à entrada de ajuda humanitária em Gaza.

A Coalizão da Flotilha da Liberdade, fundada em 2010, é um movimento internacional não violento de solidariedade com os palestinos, que exige o fim do bloqueio da Faixa de Gaza por razões humanitárias e políticas.

O “Madleen” transporta “sucos de frutas, leite, arroz, conservas, barras de proteína oferecidas por centenas de cidadãos da cidade siciliana de Catânia”, escreveu o jornalista Andrea Legni, que está a bordo.

O grupo de ativistas inclui cidadãos da Alemanha, França, Brasil, Turquia, Suécia, Espanha e Países Baixos.

The post Ministro da Defesa de Israel ordena bloqueio a navio de ajuda humanitária rumo a Gaza appeared first on InfoMoney.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Agência O Globo

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo