Ibovespa hoje: IOF, dados de inflação e negociações entre China e EUA fazem índice abrir em queda
O Ibovespa hoje abre em queda de 0,36%, aos 135.608,77 pontos na mínima nesta segunda-feira (9). O mercado reage a ao anúncio feito ontem pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre um acordo para reduzir os efeitos da tributação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), compensando a perda de arrecadação com o aumento da taxação sobre as apostas eletrônicas (bets), mudanças em alíquotas da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e tributação de títulos de renda fixa hoje isentos, como as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA).
Bolsas do exterior refletem expectativa nas negociações entre EUA e China
O cenário é de cautela antes de uma nova rodada de negociações comerciais entre EUA e China, marcada para hoje em Londres. As bolsas europeias têm leve queda nesta manhã, enquanto os futuros de Nova York operam indefinidos e próximos da estabilidade. Na sexta-feira (6), Wall Street avançou mais de 1% em reação ao relatório de emprego americano melhor do que o esperado. Na Ásia, as bolsas fecharam em alta – confira os detalhes do pregão aqui.
Antes da retomada da discussão tarifária sino-americana, a agência de notícias Reuters noticiou que Pequim concedeu licenças temporárias de exportação para fornecedores de terras raras das três maiores montadoras em atuação nos EUA: General Motors, Ford e Stellantis. Além disso, a Boeing retomou a entrega de jatos comerciais para a China pela primeira vez desde o início de abril, segundo a Bloomberg. Esses sinais podem ser bem vistos por investidores, dado que o tarifaço tem afetado as duas maiores economias do planeta.
Petróleo e dólar sobem
Em maio, as exportações da China cresceram 4,8% na comparação anual, abaixo das expectativas, com destaque para a queda de quase 10% nas vendas aos Estados Unidos. À espera das negociações sobre tarifas entre os dois países, os mercados reagem com alta do petróleo e do dólar hoje frente às principais moedas, enquanto os juros dos Treasuries (títulos de dívida pública americana) recuam.
- Confira a agenda econômica da semana clicando aqui
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Estadão Conteúdo