Últimas Notícias

China proíbe banco de atrair novos clientes com bonecas Labubu

China proíbe banco de atrair novos clientes com bonecas Labubu

Uma ação de um banco chinês para atrair clientes com brindes, incluindo as megapopulares bonecas Labubu, foi barrada pelos reguladores monetários, destacando a crescente disputa entre os bancos por clientes em meio à queda das taxas de juros e das margens de lucro.

A filial de Zhejiang da Administração Nacional de Regulação Financeira pediu aos bancos locais que evitem oferecer benefícios não conformes para atrair depósitos, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.

A orientação veio após uma promoção do Ping An Bank, que ofereceu bonecas Labubu — brinquedos em caixas surpresa promovidos por celebridades, incluindo Lisa, do grupo de K-pop Blackpink — em várias cidades para novos depositantes que aplicassem 50.000 yuans (US$ 6.960) por três meses.

Essa prática, que frequentemente envolve a oferta de itens gratuitos como arroz ou pequenos eletrodomésticos, além de presentes eletrônicos como assinaturas em plataformas de internet, foi vista como um fator que eleva os custos dos bancos e prejudica suas margens, disseram as fontes, que preferiram não se identificar por tratar-se de um assunto privado.

Embora a campanha de marketing do Ping An Bank tenha viralizado na plataforma chinesa de mídia social Xiaohongshu e despertado grande interesse entre potenciais poupadores, também recebeu críticas da mídia estatal, que afirmou que “não é uma solução a longo prazo”.

Os bancos chineses enfrentam um equilíbrio delicado entre captar depósitos e proteger margens que estão em níveis recordes de baixa em todo o setor. Os grandes bancos do país realizaram uma nova rodada de cortes nas taxas de depósito em maio, com bancos menores seguindo o exemplo e reduzindo os juros dos depósitos a prazo para pouco acima de 1%.

O regulador bancário de Zhejiang pediu a suspensão imediata de quaisquer produtos envolvidos em práticas não conformes de captação de depósitos, bem como a remoção dos materiais promocionais relacionados, disseram as fontes.

Ainda não está claro se outras divisões locais do regulador emitiram orientações semelhantes. O órgão regulador não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

O Ping An Bank afirmou que a iniciativa começou como um projeto de pequena escala lançado por uma filial local, recusando-se a comentar mais.

A China estabeleceu em uma regra de 2018 que bancos comerciais não devem atrair depósitos por “meios inadequados”, como a distribuição de brindes físicos ou devolução de dinheiro.

© 2025 Bloomberg L.P.

The post China proíbe banco de atrair novos clientes com bonecas Labubu appeared first on InfoMoney.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Bloomberg

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo