Preços do petróleo disparam após ataque de Israel ao Irã
Os contratos futuros do petróleo subiram na sexta-feira (13), após Israel atacar as instalações nucleares do Irã. O mercado monetário mundial teme que o conflito interrompa os fluxos globais de energia.
O petróleo brent subiu mais de 8%, indo para cerca de US$ 75 o barril, no mercado europeu.
O índice de petróleo dos EUA (West Texas Intermediate) também avançou mais de 8%, a US$ 74 o barril.
Os preços de referência chegaram a subir 13% antes de reduzir os ganhos.
O líder do Irã, aiatolá Ali Khamenei, alertou que Israel “deve esperar punições severas”.
Bolsas mundiais em queda
Israel destruiu instalações nucleares, usando 200 caças na madrugada desta sexta. O ataque, que além de fazer o petróleo disparar, derrubou as bolsas mundiais.
Com os bombardeios, as bolsas de valores da Ásia fecharam em queda. E as bolsas europeias também abriram em baixa nesta sexta.
Petróelo e gás
O ataque marca uma escalada significativa nas tensões regionais, levantando o espectro de um conflito mais amplo no Oriente Médio, que poderia interromper gravemente o fornecimento de petróleo e gás.
O Irã é um grande produtor de petróleo e ocupa uma posição estratégica no lado norte do Estreito de Ormuz, uma rota crucial por onde flui cerca de um terço do petróleo transoceânico global.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: The Wall Street Journal