Ibovespa hoje reage ao conflito entre Israel-Irã; dados de varejo nos EUA e fiscal ficam no foco
O Ibovespa hoje segue reagindo ao conflito entre Israel e Irã, mas vendas do varejo e a produção industrial dos Estados Unidos ficam no foco, bem como a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em reunião do G-7, no Canadá. Aqui, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realiza leilão de bloco de petróleo.
Os índices futuros das bolsas de Nova York e os mercados de ações na Europa recuam nesta manhã, com preocupações renovadas sobre o conflito entre Israel e Irã. No começo da manhã, no mercado futuro, o Dow Jones caía 0,55%, o S&P 500 recuava 0,60% e o Nasdaq tinha perda de 0,64%.
Ibovespa hoje: o que impulsiona o índice
Leilão da ANP, Lula no G7 e dados dos EUA ficam no foco
A ANP realiza leilão de bloco de petróleo (10h). O Tesouro faz leilão de NTN-B e de LFT (11h). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de reunião do G-7 e terá reuniões bilaterais com o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, com o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, e com o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz. Nos Estados Unidos saem dados do varejo (9h30) e da indústria (10h15) de maio.
Bolsas europeias caem; bolsas asiáticas fecham sem direção
As bolsas europeias recuam com preocupações renovadas sobre o conflito entre Israel e Irã. Na Europa, a Bolsa de Londres caía 0,45%, a de Paris recuava 1,05% e a de Frankfurt cedia 1,28%.
As bolsas asiáticas fecharam sem direção única e com variações modestas nesta terça-feira, enquanto investidores seguem monitorando os desdobramentos do conflito entre Israel e Irã e após o Banco do Japão (BoJ) manter sua principal taxa de juros em 0,5% pela terceira vez consecutiva e decidir reduzir suas compras mensais dos títulos do governo (JGBs).
Dólar e petróleo fica em alta
O dólar hoje se fortalece em relação aos pares fortes, com busca de proteção diante do conflito persistente entre Israel e Irã e após o Banco do Japão (BoJ) deixar seu juro básico inalterado e reduzir suas compras de JGBs.
Publicidade
Os contratos futuros do petróleo aceleraram ganhos levemente após a Agência Internacional de Energia (AIE) cortar projeções de demanda e elevar previsões de oferta em relatório mensal sobre o mercado da commodity. As projeções continuam substancialmente abaixo das da Opep, que ontem previu aumento de 1,3 milhão de bpd na demanda tanto neste ano quanto no próximo. Às 7h30, o barril do petróleo WTI para agosto subia 1,65% na Nymex, a US$ 71,41, enquanto o do Brent para o mesmo mês avançava 1,71% na ICE, a US$ 74,48.
Como fica o Ibovespa hoje?
O índice pode abrir em baixa, mas em magnitude inferior à vista em Nova York e na Europa, dada a alta do petróleo. O minério de ferro recuou 0,07%.
Confira aqui mais notícias sobre o Ibovespa hoje ao longo do dia.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Raphael Leites