Catar intercepta ataque do Irã a base dos EUA após ofensiva americana


O governo do Catar informou nesta segunda-feira (23) que interceptou mísseis balísticos lançados pelo Irã contra uma base militar dos Estados Unidos localizada em seu território.
A ofensiva iraniana foi uma retaliação direta aos ataques realizados por Washington, no sábado (21), contra três instalações nucleares estratégicas do país persa — Fordow, Natanz e Isfahan.
Segundo fontes ouvidas pela Axios, o Irã lançou dez mísseis em direção ao Catar e um contra o Iraque. Nenhum deles teria atingido seu alvo. A Fox News reportou que as defesas do Catar, com apoio norte-americano, conseguiram neutralizar a ameaça antes de qualquer impacto.

Irã lança mísseis contra bases dos EUA no Oriente Médio
A Casa Branca e o Departamento de Defesa monitoram “ameaças à base aérea”, enquanto Trump chama reunião de segurança

Irã adota ‘protocolo contra assassinatos’ e promete executar quem ajudar o ‘inimigo’
Aiatolá Ali Khamenei e outras autoridades incentivam denúncias de indivíduos e veículos suspeitos e tomam medidas extraordinárias em meio à escalada de conflitos com Israel e EUA
O Wall Street Journal já havia antecipado que os Estados Unidos identificaram sinais de que Teerã preparava uma resposta militar e que Doha havia fechado seu espaço aéreo por precaução, cancelando dezenas de voos da Qatar Airways.
Em nota publicada no X (antigo Twitter), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed Al Ansari, confirmou que os mísseis iranianos foram interceptados com sucesso pelas defesas aéreas do país. Ele classificou a ação como “agressão descarada” e afirmou que o Catar se reserva o direito de responder “de maneira equivalente à natureza e à escala” do ataque, conforme o direito internacional.
A base aérea de Al-Udeid, que abriga milhares de militares americanos e equipamentos estratégicos, já estava em alerta para possíveis ataques desde o início da nova fase de confrontos entre Israel e Irã.
Teerã confirma ataque, mas diz ter alertado o Catar
A agência estatal iraniana Tasnim confirmou que a ofensiva foi conduzida pela Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) e descreveu a ação como uma resposta “poderosa e vitoriosa” aos bombardeios norte-americanos.
Três autoridades iranianas disseram à imprensa que Doha foi informada previamente sobre os ataques, em uma tentativa de evitar baixas civis ou militares.
“O Irã não deixará nenhum ataque à sua integridade territorial, soberania e segurança nacional sem resposta”, afirmou a IRGC em comunicado.
Ataques ampliam risco de regionalização do conflito
A tentativa de ataque ao Catar eleva o temor de uma regionalização do conflito iniciado na semana passada, quando Israel bombardeou instalações iranianas e cidades como Teerã e Esfahan.
A ofensiva foi respondida com mísseis contra Tel Aviv, Haifa e Jerusalém. O envolvimento direto dos Estados Unidos ao atacar as usinas nucleares do Irã no sábado ampliou o nível de tensão no Golfo Pérsico.
O Catar abriga a base aérea de Al Udeid, considerada a principal instalação militar dos EUA na região e centro de comando para operações no Oriente Médio e na Ásia Central.
The post Catar intercepta ataque do Irã a base dos EUA após ofensiva americana appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Marina Verenicz