Últimas Notícias

O que é juice jacking? Entenda o golpe que transforma uma simples carga de bateria em roubo de dados

Uma prática simples e aparentemente inofensiva pode colocar seus dados pessoais em risco. Estações de carregamento USB disponíveis em locais públicos como aeroportos, hotéis e shoppings têm sido usadas por criminosos para aplicar um golpe conhecido como: juice jacking.

O juice jacking é uma forma de ataque cibernético que transforma o ato de recarregar a bateria em uma porta de entrada para malware.

Durante esta tática, os criminosos manipulam fisicamente as portas de carregamento USB. Quando uma vítima desavisada conecta o celular ou tablet, o dispositivo pode ser infectado com softwares espiões capazes de roubar senhas, números de cartão de crédito, e-mails, fotos, contatos e até rastrear tudo o que a pessoa digita no aparelho.

Publicidade

“Esse tipo de ataque era considerado difícil de executar no passado, mas isso mudou”, explica Adrianus Warmenhoven, consultor de segurança cibernética da NordVPN, a Forbes.

Onde podemos encontrar portas USB vulneráveis?

Conforme alerta mais recente do próprio FBI e da polícia civil, que recomendou aos viajantes que evitem o uso dessas portas USB públicas, como os encontrados em: aeroportos, shoppings, eventos, rodoviárias, ônibus e trens.

 

Ver essa foto no Instagram

 
Uma publicação compartilhada por Policia Civil do Estado de São Paulo (@policiacivil_sp)

Como identificar que pegou um malware em portas USB?

O grande problema é que a vítima pode demorar meses ou até anos, para perceber que foi infectada. Isso porque o malware é projetado para agir de forma silenciosa, enviando informações para os criminosos sem chamar atenção. Ainda assim, alguns sinais de alerta incluem:

  • Celular funcionando de forma mais lenta do que o normal;
  • Aquecimento excessivo do aparelho sem motivo aparente;
  • Consumo de bateria mais rápido do que o habitual.

Como proteger seus dados de ataques via USB?

A boa notícia é que é possível adotar medidas simples para evitar esse tipo de golpe, confira 6 maneiras de evitar o malware:

  1. Prefira usar tomadas de energia tradicionais, e não portas USB públicas;
  2. Leve sempre seu próprio carregador e cabo USB;
  3. Use um carregador portátil (power bank) para emergências;
  4. Invista em um bloqueador de dados USB, também conhecido como “preservativo USB”, que permite a passagem apenas da energia, bloqueando qualquer tentativa de transferência de dados;
  5. Não use cabos “esquecidos” ou de origem desconhecida, mesmo que pareçam novos;
  6. Se possível, use cabos “somente para carregamento”, que não têm a função de transferência de dados.

Com o aumento desse tipo de crime, a melhor defesa de um juice jacking é a prevenção. “O mais seguro é criar o hábito de carregar o celular com equipamentos próprios e, sempre que possível, direto na tomada”, orienta Warmenhoven.

Colaboração: Renata Duque.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Jéssica Anjos

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo