Últimas Notícias

Natura (NTCO3) eleva preços acima da concorrência e atrasa pedidos no México; veja o que fazer com o ativo

A Natura (NTCO3) elevou os preços de seus produtos em 3% na comparação mensal até a primeira quinzena de junho, enquanto os concorrentes mantiveram os valores dos cosméticos estáveis, mostra relatório da XP Investimentos publicado na noite de terça-feira (24). Segundo a corretora, a firma também tem sofrido reclamações nas redes sociais por atraso de produtos no México.

As analistas explicam que a alta de preços foi puxada por maquiagens com crescimento de 6% nos valores; cuidados diários, com avanço de 5%. Ao mesmo tempo, a Avon fez apenas um ajuste leve em skincare (cuidados faciais) de cerca de 2% e O Boticário não elevou valores nos últimos meses.

“Como resultado, as marcas Natura lideram o acumulado do ano, com Avon subindo a quantia cobrada em seus produtos em 8%, Natura 7%, Eudora 5% e O Boticário 3%”, dizem Danniela Eiger e Laryssa Sumer, que assinam o relatório da XP.

Publicidade

As especialistas esclarecem que houve uma atividade promocional mais forte entre as Unidades de Manutenção de Estoques mapeadas para a Eudora, com desconto médio de 20%, enquanto elas observaram uma atividade menos intensa para as Unidades de Manutenção de Estoques da Avon e O Boticário.

“Notamos que a Avon se tornou mais competitiva no Mercado Livre, com preços abaixo das consultoras, enquanto Eudora e O Boticário aumentaram os valores na própria plataforma, que agora é o canal mais caro. Além disso, observamos que a Natura tem uma estratégia de precificação semelhante entre os canais, enquanto O Boticário oferece produtos com uma quantia 4% mais baixas que em seu próprio e-commerce”, explicam Eiger e Sumer.

Natura sofre reclamação por atraso no México

As redes sociais mostram que os problemas logísticos continuam no México, com muitas consultoras relatando atrasos nos pedidos do Dia dos Pais, que no México é comemorado no dia 15 de junho. A Natura pediu desculpas formalmente aos consultores pelos atrasos, pedidos incompletos e falta de estoque, atribuindo isso à demanda mais forte que o esperado.

“Além disso, a firma ofereceu rastreamento em tempo real via SMS/WhatsApp; deu um produto bônus no próximo pedido dos consultores em caso de atrasos; e concedeu um desconto adicional de 5% nos pedidos feitos entre 16 e 27 de junho”, detalham Eiger e Sumer, que enxergam esse atraso como algo positivo, por mostrar que a firma está com uma demanda melhor que a esperada.

Além disso, as analistas dizem que a firma possui uma exposição limitada ao cenário macro, dada a defensividade e resiliência do segmento de cosméticos, enquanto 35% das receitas da firma são provenientes de fora do Brasil. “Continuamos acreditando que as sinergias entre Natura e Avon devem desbloquear a expansão de margem, enquanto vemos a ação sendo negociada abaixo de 8 vezes o Preço sobre Lucro (P/L) em 2026”, argumentam Danniela Eiger e Laryssa Sumer.

Publicidade

Por isso, a XP tem recomendação de compra para as ações da Natura (NTCO3) com preço-alvo de R$ 18,00 para o fim de 2025, uma alta de 71,27% na comparação com o fechamento de terça-feira (24), quando a ação encerrou o pregão a R$ 10,51.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Bruno Andrade

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo