Últimas Notícias

Está difícil conseguir o primeiro emprego? Esses 3 fatores sobre o mercado de trabalho podem ser a causa

Conseguir o primeiro emprego é um desafio. Com a queda dos “nem-nem” – grupo que não estuda e nem trabalha -, os jovens entraram com tudo no mercado de trabalho, mas muitos encontram uma recepção fria.

Conforme a Agência Brasil, no Brasil, a taxa de desemprego entre os jovens é de 14,3%, enquanto a taxa de informalidade é alta, com 44%, de acordo com levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

“As vagas de emprego de alto nível e as estatísticas de desemprego não refletem a experiência dos recém-formados que entram no mercado de trabalho”, disse Mischa Fisher, economista da Udemy, à Fortune. “Porque há escassez de vagas para iniciantes.”

Publicidade

Os jovens enfrentam um dilema: as vagas pedem experiência, mas se ninguém os dá uma chance, como vão aprender? Essa é uma pergunta sem resposta, e com grandes consequências para os recém-formados, que se sentem desamparados com a falta de oportunidade.

56% dos recém-formados se sentem pessimistas em relação ao início de suas carreiras, afirma pesquisa da plataforma de empregos Handshake.

O mercado de trabalho hoje

Especialistas, ouvidos pela Fortune, elenca 3 motivos para o mercado de trabalho estar dessa forma. Confira abaixo:

  • Falta de rotatividade: menos pessoas trocam de trabalho, então menos vagas são abertas;
  • Economia abalada: nos Estados Unidos, a volta de Trump ao governo trouxe uma perspectiva econômica incerta;
  • IA: a inteligência artificial está assumindo funções, antes destinadas a funcionários iniciantes em treinamento.

Conseguir o primeiro emprego é difícil, mas não impossível. Diversifique suas plataformas de busca e entre em contato com amigos e professores, atrás de indicações de trabalho.

Colaborou: Vitória Prates.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Jéssica Anjos

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo