BC intervém no câmbio com ‘swap reverso’ para ganhar fôlego contra alta do dólar, diz Axia
O Banco Central (BC) realizou nesta quarta-feira (25) a venda de toda a oferta de 20 mil contratos de swap cambial reverso (o que corresponde à compra de dólar futuro), o equivalente a US$ 1 bilhão. Todos os contratos eram para o vencimento de 1º de agosto de 2025. Na prática, o instrumento reduz o estoque de contratos de swap cambial do BC que foram realizados nos últimos meses em virtude da disparada do dólar.
Agora, com a operação, Felipe Sant’Anna, especialista em investimentos do grupo Axia Investing, explica que a decisão garante à autoridade monetária fôlego para futuras intervenções no mercado de câmbio. “Ele tira, diminui o seu estoque de swap e, se precisar fazer mais, numa eventual escalada da guerra, retomada, ou caso o dólar dispare novamente, ele fica com possibilidade de vender mais, de fazer novos contratos de swap”, explica o especialista.
O instrumento evita ainda prejuízos ao BC na liquidação dos contratos tradicionais já ofertados. Às 12h24 (de Brasília), o dólar americano opera com uma leve alta 0,053%, cotado R$ 5,5638. “O Banco Central não teve prejuízo nessas operações. Vendeu quando estava alto e recomprou agora quando está mais baixo do que do que no final do ano passado”, diz Sant’Anna.
Apesar da apreciação na sessão de hoje, o câmbio acumula uma queda de 20% em 2025 e de 2,89% em junho. O fraco desempenho reflete o fluxo estrangeiro positivo na B3, melhores expectativas fiscais e políticas e saldo positivo na balança comercial. Veja os detalhes nesta reportagem.
Publicidade
Com informações do Broadcast
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Daniel Rocha