Piscina e área gourmet: construções de luxo de traficantes são demolidas na Rocinha


A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), em conjunto com o Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e o Batalhão de Operações Especiais (Bope), iniciou, nesta quinta-feira (26), a demolição de três prédios construídos irregularmente na Rocinha, na Zona Sul da cidade, que serviam de esconderijo para bandidos do Comando Vermelho.
A ação conta com o apoio do Gaeco do Ministério Público do Ceará e da Polícia Civil daquele estado.
De acordo com investigações, os prédios — que tinham entre dois e sete andares — serviram de abrigo para integrantes do CV do Ceará, que foram alvo de uma ação integrada do MPRJ, do MP do Ceará e da Polícia Militar do Rio, no último dia 31 de maio.

Na ocasião, foram cumpridas ordens judiciais de prisão e de busca e apreensão contra chefes do tráfico cearense que se escondiam no Rio de Janeiro.
As construções foram erguidas na localidade conhecida como Dionéia, em uma área de aproximadamente dois mil metros quadrados. Elas apresentavam risco de desabamento após o desmatamento de uma encosta.
Os imóveis possuíam acabamento interno de alto padrão, incluindo piscina e área gourmet. Cálculos feitos por engenheiros da Prefeitura do Rio estimam que as obras, realizadas sem licença ou autorização municipal, custaram cerca de R$ 6 milhões aos responsáveis.
Também participam da operação agentes da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI) do MPRJ, da Secretaria de Assistência Social e da RioLuz.
Centenas em fuga
Na ação de 31 de maio, cerca de 400 bandidos armados com fuzis, segundo policiais e promotores do Rio e do Ceará, fugiram pela mata.
As imagens impactantes foram registradas por um drone com capacidade de filmar em baixa iluminação, à noite.
No mesmo dia, a ação conjunta dos Ministérios Públicos dos dois estados, das secretarias de Segurança e da Polícia Militar fluminense localizou duas mansões e dois prédios destinados a “hospedar” 110 criminosos cearenses.
O vídeo revela o poderio bélico e a formação militar dos traficantes.
Segundo um dos promotores do Gaeco do Ceará, é possível que eles recebam treinamento dos criminosos da Rocinha, inclusive para conhecer os caminhos que percorrem na mata, por trás da comunidade.
Pela floresta, os bandidos podem chegar a áreas nobres da Zona Sul, como a Gávea, o Jardim Botânico e outros bairros da região.
The post Piscina e área gourmet: construções de luxo de traficantes são demolidas na Rocinha appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Agência O Globo