10 pequenos luxos que podem atrapalhar seus planos de aposentadoria tranquila
Um mimo aqui e um mimo acolá se tornam grandes luxos a grande prazo. Por mais que sejam gratificantes, eles prejudicam os planos de uma aposentadoria tranquila. Confira 10 “pequenos luxos” que podem atrapalhar a vida dos aposentados. Confira abaixo.
1. Cafés especiais
Cafés especiais são um luxo. Podem ser deliciosos, mas, no fim do mês, é algo que pesa no bolso.
2. Streaming
Netflix, Amazon, Disney, Globoplay, HBO Max são apenas alguns dos muitos serviços de streaming disponíveis no mercado. Confira o catálogo de cada um e escolha os que fazem mais sentido para você.
3. TV por assinatura
Será que, além de todos os streamings, você ainda precisa de televisão por assinatura? Avalie atentamente o conteúdo que você está consumindo.
4. Delivery
Na hora de pedir delivery, não basta considerar só o valor da comida, é preciso contar também com as taxas e gorjetas, deixando o produto ainda mais caro.
5. Produtos por assinatura
Produtos por assinaturas, como livros surpresas ou de produtos de beleza, são divertidas, mas afetam as contas e, muitas vezes, nem são utilizados integralmente.
6. Compras impulsivas
Você é daqueles que deixam os cartões cadastrados nos sites, enche o carrinho, compra e só depois pensa? É hora de rever esses hábitos.
7. Original = genérico
Não é sobre medicamentos, mas outros itens básicos, como produtos de limpeza. É possível economizar centenas trocando por genéricos.
8. Academia
Exercícios físicos são essenciais, mas se você paga a academia é importante manter constância nas idas, senão é apenas um dinheiro gasto sem razão.
9. Manicure
Fazer as unhas é um ato de autocuidado, até a ida ao salão é uma forma de socializar, que combate a solidão na velhice, mas ir a manicure constantemente afeta o bolso.
10. Telefone fixo
Por fim, algo que atrapalha a aposentadoria é o uso do telefone fixo. É hora dos aposentados investirem em um celular, assim atualizem a tecnologia para manter contato com a família e amigos.
Colaborou: Vitória Prates.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Jéssica Anjos