5 dicas para economizar no transporte sem abrir mão da praticidade
Hoje em dia, não é só o aumento do combustível que preocupa os moradores das metrópoles. Quando falamos de meios de transporte, em especial nas capitais, mesmo com muitas opções, os preços estão se tornando cada vez maiores.
Gasolina, manutenção e até as passagens em transportes públicos, são muitos os gastos que precisam ser levados em conta na hora de montar o orçamento.
Mas, com hábitos simples, mas eficazes, o deslocamento diário pode se tornar mais econômico, sem comprometer a mobilidade. Abaixo, confira 5 dicas para economizar no transporte.
1. Se planeje
Se você precisa sair de casa todos os dias, seja para trabalhar, estudar ou até para os dois, é fácil se planejar previamente. Anote todos os meios de transporte utilizados diariamente.
Publicidade
A partir desses dados, é possível calcular os gastos e, mais do que isso, estudar as rotas mais rápidas, deixando o trajeto mais curto e, portanto, também mais econômico.
2. Aplicativos
Ainda no planejamento, um aliado são os aplicativos de mobilidade urbana. Através deles, é possível calcular a rota, eles também estão cada vez mais avançados e com tempo médio estimado mais próximo da realidade.
Alguns exemplos são: Moovit e Google Maps. Em São Paulo, também é possível acompanhar os ônibus e metrôs pela internet.
3. Explore e combine diferentes tipos de transporte
Foi-se o tempo que o carro era o número 1. Com o excesso de veículos, chega o trânsito, o que fez muitas pessoas abandonarem esse sonho. Em seguida, os transportes coletivos são uma mão na roda, mas a superlotação também afasta as pessoas. Uma alternativa é explorar outros meios como bicicletas, patins e até caminhadas.
4. Escolha o posto certo
Mesmo quem tem carro também pode economizar com escolhas mais inteligentes. Por exemplo, o preço da gasolina pode variar de posto em posto, de bairro a bairro. Faça uma busca perto de você e abasteça nos mais baratos.
5. Carona
Por fim, a carona está em alta e pode ajudar a economizar no fim do mês. Seja com amigos ou por meio de aplicativos, a prática incentiva a socialização e ainda ajuda o meio ambiente. O E-investidor traz uma matéria completa sobre essa nova tendência dos meios de transporte, veja na íntegra aqui.
Colaborou: Vitória Prates.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Jéssica Anjos