França: incêndio em Marselha começa a recuar após ferir mais de 100 pessoas


Um grande incêndio florestal nas proximidades de Marselha começou a recuar após ferir mais de 100 pessoas, forçar a evacuação de moradores e destruir várias casas.
Cerca de 1.000 bombeiros foram mobilizados para combater as chamas, que começaram na terça-feira perto da segunda maior cidade da França e foram impulsionadas por ventos fortes através de uma grande área de vegetação densa e seca. Partes do incêndio já estão controladas, mas as condições climáticas podem fazer com que ele se espalhe novamente, disse o prefeito de Marselha, Benoît Payan, à BFMTV na quarta-feira.
O calor intenso que tem assolado a Europa Ocidental nas últimas semanas provocou incêndios não apenas na França, mas também na Grécia, Espanha e outros lugares. As ondas de calor cada vez mais intensas no continente ameaçam a saúde de milhões de pessoas, sobrecarregam os sistemas de energia e causam transtornos no transporte e nos negócios.
O prefeito afirmou à emissora France-Info que 110 pessoas foram atendidas por inalação de fumaça e outros ferimentos. O ministro do Interior francês, Bruno Retailleau, disse na noite de terça-feira que é notável que ninguém tenha morrido.
“O fogo foi particularmente rápido e extremamente impressionante,” disse Retailleau, acrescentando que pelo menos 400 pessoas foram ordenadas a evacuar. “Estamos no início da temporada e já enfrentamos incêndios muito intensos com riscos enormes.”
As temperaturas na Europa podem bater recordes neste verão, à medida que as mudanças climáticas aumentam a intensidade e a frequência das ondas de calor. Embora grande parte da Europa Ocidental tenha esfriado um pouco nesta semana, o calor deve retornar nos próximos dias, com previsão de Marselha estar cerca de 4°C acima da média sazonal, segundo o Atmospheric G2.
O sul da Itália e partes da Grécia também permanecem em alto risco de incêndios. Na Grécia, onde as temperaturas ultrapassaram os 40°C, várias áreas, incluindo Atenas e a região da Ática, estão no nível máximo de alerta. Incêndios próximos à capital e na ilha de Creta forçaram evacuações nas últimas semanas.
© 2025 Bloomberg L.P.
The post França: incêndio em Marselha começa a recuar após ferir mais de 100 pessoas appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Bloomberg