SUS amplia oferta de tratamentos hormonais para endometriose


O Sistema Único de Saúde (SUS) vai disponibilizar dois tratamentos hormonais para endometriose: o dispositivo intrauterino liberador de levonorgestrel (DIU-LNG) e o anticoncepcional desogestrel. As informações são do portal g1.
As portarias que autorizam a distribuição gratuita desses medicamentos foram publicadas em maio, e o SUS tem até 180 dias para viabilizar o acesso.
Ambos os tratamentos atuam impedindo o crescimento do tecido endometrial fora do útero, principal causa da doença.
O DIU-LNG é indicado para mulheres que não podem usar contraceptivos orais combinados e tem a vantagem de ser trocado a cada cinco anos, facilitando a adesão ao tratamento.
Já o desogestrel pode ser prescrito desde a fase de avaliação clínica, mesmo antes da confirmação diagnóstica.
A endometriose é uma condição inflamatória crônica que afeta até 15% das mulheres em idade reprodutiva no Brasil, causando dores intensas e, em alguns casos, infertilidade.
O tecido semelhante ao endométrio cresce em locais fora do útero, como ovários e intestinos, provocando inflamação e desconforto.
Atualmente, o SUS oferece tratamentos clínicos e cirúrgicos para a doença, incluindo terapias hormonais e procedimentos minimamente invasivos.
Segundo o g1, entre 2022 e 2024, o atendimento a pacientes com endometriose no SUS cresceu significativamente, com aumento de 30% no diagnóstico na atenção primária e 70% na atenção especializada.
The post SUS amplia oferta de tratamentos hormonais para endometriose appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Gabriel