Como o consórcio se tornou uma alternativa segura e acessível?


Procurando investir em um imóvel, automóvel ou até mesmo uma viagem, mas não quer lidar com os juros de empréstimos? O consórcio pode ser uma boa opção para quem busca bens de consumo e está disposto a aguardar mais pela contemplação.
Com diferentes prazos, valores e condições flexíveis, o consórcio permite que cada pessoa encontre um plano adequado ao seu orçamento e objetivos. Atualmente, há consórcios para diversos perfis de consumidores.
Ele tem crescido como uma das principais formas de aquisição planejada no Brasil, principalmente porque oferece uma alternativa sem juros em um cenário de altas taxas bancárias.
Ainda assim, é comum ter dúvidas em relação à modalidade e sua segurança. Por mais que seu funcionamento não seja difícil, é importante compreendê-lo melhor antes de participar de um.
Consórcio é seguro?
Esse formato de autofinanciamento é muito seguro, sendo regulamentado pelo Banco Central. O órgão garante transparência e segurança para os participantes, que têm seus interesses protegidos por normas rígidas e pela supervisão das administradoras responsáveis pela gestão dos grupos.
No cenário atual, em que os juros do financiamento podem tornar a compra de um bem significativamente mais cara, o consórcio surge como uma alternativa atraente para quem pode planejar a aquisição de forma estruturada, garantindo economia e disciplina financeira.
Para conhecer mais detalhes sobre a modalidade, o InfoMoney possui um ebook gratuito, para tirar todas as suas dúvidas sobre consórcio, além de explicar suas vantagens e desvantagens, e oferecer dicas práticas para escolher o plano ideal.
Veja como funciona o consórcio
O consórcio começa com a formação de um grupo de pessoas físicas ou jurídicas que compartilham o objetivo de adquirir um bem ou serviço de forma programada. Esse grupo é administrado por uma firma especializada, que fica responsável pela gestão financeira e operacional do consórcio.
Diferente de um empréstimo ou financiamento, nos quais é possível obter crédito imediato nos bancos, os participantes de um consórcio contribuem mensalmente em um fundo que contempla cada membro por meio de sorteios ou lances.
Após o tempo estipulado em acordo, todos do grupo terão recebido o bem desejado. É possível adquirir bens como imóveis, veículos e até serviços — como viagens, por exemplo — com a modalidade.
Uma das principais diferenças do consórcio para o financiamento tradicional, além do formato em grupo, é que o consórcio não cobra juros, o que evita o endividamento. Porém, há uma taxa de administração, que remunera a firma responsável pela gestão do grupo e pelo cumprimento das regras.
The post Como o consórcio se tornou uma alternativa segura e acessível? appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: camilalutfi