Em meio à crise com Trump, Lula usa boné com slogan: “O Brasil é dos brasileiros”


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apareceu nesta sexta-feira (11), em agenda pública no Espírito Santo, usando um boné com a frase “O Brasil é dos brasileiros”. O gesto ocorre em meio à escalada de tensão diplomática com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após o anúncio de uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados ao país norte-americano.
O boné, que já havia sido utilizado por Lula em fevereiro, logo após a eleição das novas mesas diretoras da Câmara e do Senado, foi interpretado como um aceno simbólico de afirmação da soberania nacional diante da ofensiva comercial dos EUA.

Trump afirma que vai conversar com Lula “em algum momento, mas não agora”
Trump também aproveitou para voltar a defender o ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmando que ele está sendo tratado de forma injusta pelo governo Lula

Tarcísio volta a culpar Lula por tarifa de Trump e acena com indulto a Bolsonaro
Governador cobra negociação com os EUA e afirma que STF adota “posturas fora da tradição”
A peça virou destaque nas redes sociais de aliados do presidente, que intensificaram o discurso de que o Brasil não aceitará ingerências externas.
Sinal político e guerra de símbolos
A decisão de Trump de sobretaxar as exportações brasileiras a partir de 1º de agosto reacendeu a polarização política e impulsionou uma batalha de narrativas nas redes sociais.
Enquanto aliados de Jair Bolsonaro (PL) tentam responsabilizar o governo Lula e o Supremo Tribunal Federal (STF) pelo desgaste diplomático, o Planalto e movimentos sociais de esquerda reagiram com um discurso nacionalista, centrado na defesa da soberania e das instituições brasileiras.
No evento, Lula não mencionou diretamente Trump, mas sua equipe de comunicação trabalha para reforçar a imagem do presidente como defensor do interesse nacional — estratégia que deve ganhar novo fôlego com o pronunciamento oficial que Lula prepara para rebater o republicano em cadeia nacional.
Nacionalismo em disputa
O uso de símbolos como o boné com o slogan “O Brasil é dos brasileiros” marca uma tentativa do governo de disputar com a direita os valores do patriotismo e da independência nacional, frequentemente apropriados pelo bolsonarismo.
O tema ganhou ainda mais relevância após a frase “respeita o Brasil” se tornar um dos tópicos mais compartilhados no X (antigo Twitter), desde que Trump anunciou as tarifas.
Em atos realizados na Avenida Paulista, na quinta-feira (10), manifestantes exibiram cartazes com críticas ao presidente norte-americano e defenderam a resposta do Brasil com base na Lei da Reciprocidade Econômica, aprovada neste ano pelo Congresso Nacional.
The post Em meio à crise com Trump, Lula usa boné com slogan: “O Brasil é dos brasileiros” appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Marina Verenicz