Quando será feita a devolução dos valores dos desconto indevido no INSS?
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que foram vítimas de descontos indevidos realizados por entidades associativas terão direito à devolução dos valores.
Conforme o Ministerio da Previdência Social, a expectativa é que cerca de 100 mil beneficiários recebam os valores nos próximos dias, em uma operação que deve se estender até que todos os casos elegíveis sejam atendidos.
Relembre o caso de fraude do INSS
Em abril deste ano foi descoberto durante uma operação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU), esquema de fraudes envolvendo entidades associativas fantasmas e falsificação de documentos, o qual atingiu aposentados e pensionistas do INSS.
De acordo com matéria do E-Investidor, durante as investigações foi descoberto que mais de 2 milhões de beneficiários, foram vítimas de descontos indevidos que somam R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
Devolução dos valores descontados indevidamente
Segundo matéria do E-Investidor, durante o mês de maio o INSS passou a notificar aos beneficiários sobre os descontos realizados em seus pagamentos, detalhando os valores e as entidades envolvidas, e solicitar que indiquem se os valores foram ou não autorizados.
Publicidade
Por meio da comunicação, as entidades responsáveis teriam que confirmar junto ao INSS que os descontos foram realizados com a permissão prévia dos beneficiários.
Conforme divulgado pelo Governo Federal, foram registradas 3,8 milhões de contestações, sendo que cerca de 3 milhões (81%) não foram respondidas, o que torna os beneficiários aptos ao reembolso.
Quando será realizado o pagamento dos valores?
O Governo Federal inicia no próximo dia 24 de julho o pagamento do primeiro lote de devoluções de valores descontados indevidamente. A expectativa do governo é que todos os casos aptos sejam quitados ainda no primeiro mês da operação. Os valores serão atualizados com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e pagos em parcela única.
Quem tem direito ao ressarcimento do valor do INSS?
Têm direito ao ressarcimento os aposentados e pensionistas que:
- Tiveram descontos indevidos entre março de 2020 e março de 2025;
- Fizeram contestação dos descontos e não obtiveram resposta das entidades associativas envolvidas.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Governo do Brasil (@govbr)
Como receber o ressarcimento do INSS?
Para ter acesso ao valor, o beneficiário deve aderir ao acordo de forma gratuita por meio de um dos seguintes canais:
- Aplicativo Meu INSS;
- Central de atendimento 135;
- Agências dos Correios.
Ainda conforme o Ministerio da Previdência Social não é necessário apresentar documentos adicionais. Após a adesão, o valor será depositado automaticamente na conta em que o segurado já recebe seu benefício previdenciário.
“Estamos cuidando dos nossos aposentados e buscando a responsabilização de quem cometeu essas fraudes. Nenhum aposentado ou pensionista ficará no prejuízo, essa é uma decisão política do presidente Lula.”, afirma o presidente do INSS, Gilberto Waller.
Colaboração: Renata Duque.
Publicidade
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Jéssica Anjos