Em meio à crise com Israel, Lula recebe chefe da diplomacia dos Estados Unidos
Em meio à crise diplomática com Israel por causa de suas declarações comparando a ação militar do país na Faixa de Gaza com o Holocausto da Alemanha nazista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta quarta-feira (21) o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, no Palácio do Planalto.
“Foi uma ótima reunião. Sou muito grato ao presidente pelo seu tempo”, afirmou o chefe da diplomacia americana ao deixar o encontro. “Os EUA e o Brasil estão fazendo coisas muito importantes juntos. Estamos trabalhando juntos bilateralmente, regionalmente, mundialmente. É uma parceria muito importante e somos gratos pela sua amizade”, completou Blinken.
O americano veio ao Brasil para participar da reunião de ministros do G20, grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia e a União Africana. A reunião ocorre no Rio de Janeiro, nesta quarta e quinta-feira (22).
Do Brasil, Blinken segue direto para a Argentina, onde se encontrará com o presidente Javier Milei.
O encontro com Lula durou quase duas horas e, na pauta, estavam temas como o apoio dos EUA à presidência do Brasil no G20 e a parceria entre os dois países pelos direitos dos trabalhadores e na cooperação na transição para energia limpa. Em 2024, Brasil e Estados Unidos completam 200 anos de relações diplomáticas.
Em mensagem publicada no início da tarde em sua conta oficial no X (antigo Twitter), Lula publicou uma foto ao lado de Antony Blinken.
Conversamos sobre o G20, a iniciativa pela melhoria da condição dos trabalhadores que lançamos com o presidente [Joe] Biden, a proteção do meio ambiente, a transição energética, a ampliação dos laços de investimento e cooperação entre nossos países e sobre a paz na Ucrânia e em Gaza”, escreveu Lula.
(Com Agência Brasil)
The post Em meio à crise com Israel, Lula recebe chefe da diplomacia dos Estados Unidos appeared first on InfoMoney.