Colunistas

IMPOSTO DE RENDA DÚVIDAS IMPORTANTES

A partir de 12 de março os contribuintes com conta Ouro e Prata no site gov.br poderiam baixar o programa do IRPF, alguns dias antes da data da liberação do programa da Receita Federal, que foi dia 15 de março.

E aí começa a correria de sempre, juntar comprovantes de pagamentos médicos, pagamento de escola, extratos bancários, busca por contadores para fazer a tão famigerada declaração e surgem as dúvidas.

A princípio, todos devem fazer sua declaração, independentemente de estar obrigado ou não, para não ter o seu CPF bloqueado pela Receita Federal e perder a possibilidade de abrir contas em bancos, solicitar empréstimos financeiros e crediários por exemplo.

E para aqueles que precisam fazer por razões legais, uma das maiores dúvidas que ouvi nestes meus anos de mercado financeiro foi: O BANCO ME MANDOU O INFORME ERRADO, O CDB ESTÁ COM O MESMO VALOR DO ANO PASSADO!

Mas é isto mesmo, parece estranho ter um rendimento e não declarar, logo na Declaração de Imposto de Renda, a rentabilidade dele. Aqui detalho, o CDB é um título com um prazo de vencimento, a aferição de renda se dá com o crédito de valor em conta com a rentabilidade do período, então, se em um ano você não fez nenhum resgate de valor e o seu título é mais longo que isto, o valor a declarar é o mesmo do valor investido, não houve resgate de renda, logo você não pagou imposto e nada tem a declarar até o momento.

O valor deve ser declarado em bens e direitos, como investimento em renda fixa, e se declara o mesmo valor do informado no documento do Banco, também declare no item Rendimentos com Tributação Exclusiva,

Já os investimentos em Fundos de Cotas de Investimento, nos quais existem o come cotas, que todo o dia 31 de maio e 30 de novembro é cobrado 15% de IR deduzindo a quantidade de cotas os valores sempre serão diferentes de um ano para outro, esta é uma característica dos Fundos de Investimento. Também declare em bens e direitos e em Rendimentos com Tributação Exclusiva.

Tem alguma outra dúvida sobre o Imposto de Renda, quem faz é você mesmo ou você manda um contador fazer para você?

Patrícia Carnelos

32 anos de experiência no mercado financeiro com cargos de liderança, gestão de equipes e recursos, sou formada em Administração, Licenciada em Letras e Pedagogia, com Pós e MBA em Comércio Exterior, Mercado de Capitais e Negócios Bancários pela FGV e Consultoria de Imagem pelas Belas Artes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo