EXPECTATIVA X REALIDADE PARA GERAÇÃO Z
Segundo a CNN Brasil, a Geração Z, pessoas nascidas entre 1996 a 2010, está passando por dificuldades financeiras, apesar de ter herdado um mercado de trabalho de ouro, pelo menos no mercado norte americano.
Recente pesquisa mostra que a taxa de desemprego na terra do Tio San em 2023 foi de apenas 7,9% entre os jovens de 16 (sim 16) a 24 anos e isto significa que é a mais baixa desde 1953 época dos baby boomers, mas qual seria causa então deste dilema com as finanças se as condições de empregos são as melhores desde então?
Uma velha conhecida nossa, a inflação! Nunca se viu um aumento de preços de itens essenciais tão rápido nos últimos três anos como antes; e fato é que os relatórios do FED (Banco Central dos Estados Unidos) relatam que os juros do país poderão se manter no mesmo patamar por mais tempo do que o esperado, na tentativa de conter um aumento ainda maior no valor de bens e serviços.
E o que isto pode nos afetar? Você, leitor, pode estar se perguntando.
Inflação norte americana, juros mais altos em um mercado considerado economicamente mais seguro que o Brasil pode transferir o dinheiro dos investidores internacionais do nosso Tesouro Nacional, da nossa Bolsa fazendo com que o dólar se valorize ante o Real.
Há quanto tempo não se ouvia falar em leilão de dólares do Banco Central? Vamos mais além, dólar mais caro, os insumos internacionais que necessitamos ficarão mais onerosos e talvez a inflação, hoje controlada, venha a dar as caras novamente por aqui.
Isto me faz refleti que uma notícia que à primeira vista pode parecer banal, um estudo que não tem nada de especial, de quem não tem nada a fazer possa desencadear algo maior, que possa ser o estopim para situações mais complexas, o mundo está interligado; não importa onde estamos, quem somos, o que fazemos nossas ações geram impacto, talvez uma só ação não faça diferença, mas a soma de várias ações, ao longo de algum tempo sim.