O risco aumentou: como identificar as oportunidades de investimentos agora?
Está em busca de melhores investimentos para a carteira? Alterações no portfólio devem ser antecedidas de um planejamento. Foto: MilanMarkovic/Getty Images
Como diz o velho ditado: em lago que tem piranha, até jacaré nada de costas. A piora do ambiente econômico, interno e externo, trouxe preocupação a todos agentes do mercado. O nível de risco geral está mais alto e isso pressupõe juros mais altos. Em situações como esta não há saída, temos que olhar para nosso rico dinheiro com mais cuidado.
Internamente, a inflação está mais comportada. Mas, a questão fiscal e o cenário externo têm derrubado a bolsa e o dólar tem subido acima do esperado. A economia norte-americana, por seu lado, não estão ajudando em nada. A sequência de dados dos preços ao consumidor joga fumaça sobre a trajetória da inflação e sobre a queda de juros por lá.
A piora dos mercados faz com que os agentes financeiros admitam que a Selic sofra cortes menores nos próximos meses. Para maio, ainda há a estimativa de redução de 0,50 ponto percentual, mas não se admite que os juros continuem a cair no ritmo atual. As apostas estão de que a Selic feche do ano ainda na casa dos dois dígitos.
Em momentos como este devemos dar uma atenção especial aos nossos investimentos, procurando estar em porto seguro, mas buscando manter o retorno esperado para obtenção de nossos objetivos.
A preocupação aumenta porque, além do mar estar bravio, o ambiente começa a ser inundado por todo o tipo de “especialistas”, principalmente influenciadores, que tratam de espalhar as mais variadas teorias e medos.
Obviamente, prometendo oportunidades de altos ganhos. Muitas vezes indicando que devemos abandonar nossas estratégias financeiras e termos uma visão mais de curto prazo, realizando trocas de posições para mitigar os riscos e, ainda, obter ganhos em posições que não estevam visíveis a todos.
Cuidado! As coisas não funcionam bem assim. Lidar com o dinheiro exige planejamento, dedicação e conhecimento.
Movimentos bruscos e sem uma correta avaliação podem levar a perdas financeiras graves, principalmente se as mudanças forem feitas com base em especulação.
Decisões impulsivas e emocionais de maneira geral só trazem dor de cabeça. O risco da carteira aumenta e o retorno é incerto. Esse tipo de comportamento leva a ansiedade e muitas vezes desperta fobias financeiras.
Ausência de uma estratégia de investimento sólida e de longo prazo pode levar a resultados inconsistentes e dificultar a construção de riqueza ao longo do tempo.
No cenário atual eu não devo fazer nada?
Períodos de instabilidade econômica sem dúvida podem gerar novas oportunidades de investimentos, mas de maneira geral associadas a maior grau de risco.
Você pode fazer mudanças em seus investimentos. Mas, isso não é mandatório se você tiver uma carteira muito bem equilibrada em termos de risco e retorno e atrelada aos seu