Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul?
Chuvas no Rio Grande do Sul – Foto: Agência Brasil
O Estado do Rio Grande do Sul enfrenta enchentes após dias de fortes chuvas. De acordo com a Defesa Civil, são 90 mortes confirmadas, 131 desaparecidos, 362 feridos e um total de 204 mil pessoas fora de suas casas. Ao todo, estima-se que mais de 1,36 milhão de pessoas tenham sido afetadas. Por isso, a Inteligência Financeira te ajuda a saber como doar para o Rio Grande do Sul.
Nos últimos dias, diversas empresas, entidades e órgãos oficiais, aliás, se dispuseram a organizar coletas de recursos e produtos para serem distribuídos aos afetados pela tragédia ambiental. Além disso, um exemplo é o dos Correios, que organiza coleta de doações nas agências de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Distrito Federal e Rio de Janeiro.
Há, nas redes sociais, contudo, diversas iniciativas de arrecadação de recursos. Importante sempre observar as entidades que organizam as arrecadações e fazer a conferência do destinatário no momento de efetuar a transferência.
Em razão das enchentes, as declarações do Imposto de Renda 2024 foram adiadas para os moradores das cidades afetadas. Nessas localidades, o novo prazo final é no dia 31 de agosto.
As agências dos Correios nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Paraná e no Distrito Federal, além de parte das unidades do Rio Grande do Sul, estão recebendo doações para as vítimas das chuvas que atingem o estado gaúcho. pic.twitter.com/kqUE9ndy1J— Correios (@correiosBR) May 7, 2024
Correios
Os Correios recebem doações para o Rio Grande do Sul em agências de sete estados (SP, PR, SC, BA, MG, PE e RJ) e no Distrito Federal. Assim, são aceitas doações de alimentos da cesta básica, produtos de higiene básica, material de limpeza seco, itens de cama, mesa e banho e de rações para pets.
Para Quem Doar
Trata-se de uma iniciativa da organização Benfeitoria em parceria com a TV Globo. O objetivo é selecionar instituições confiáveis e efetivas em ações sociais e facilitar as doações por meio da tecnologia.
No caso das enchentes no Rio Grande do Sul, estão sendo intermediadas doações para Ação da Cidadania, ADRA, Central Única das Favelas (Cufa), Governo do RS, Grupo de Resposta a Animais em Desastre (Grad), Movimento União BR. Há ainda a possibilidade de dividir o valor entre todas as instituições.
Para saber como doar para o Rio Grande do Sul acesse o site ParaQuemDoar.com.br.
Central Única das Favelas (Cufa)
A Central Única das Favelas (Cufa) está recebendo doações, inclusive de fora do país, para prestar assistência aos afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A Cufa, aliás, recebe contribuições através da chave Pix doacoes@cufa.org.br. Para quem mora fora do Brasil, é possível contribuir via PayPal, pela conta doacoespaypal@cufa.org.br.
View this post on Instagra