12 milhões de contribuintes ainda não entregaram a declaração do Imposto de Renda
Prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 termina no dia 31 de maio – (Ilustração: Renata Miwa
Arte: LIVE the agency)
Faltando uma semana para o fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2024, mais de 12 milhões de contribuintes ainda não tinham acertado as contas com o Leão. De acordo com a Receita Federal, até às 14 horas desta sexta-feira (24), foram entregues 30.958.240 declarações. Mas a meta prevê que 43 milhões de contribuintes entreguem a declaração até o fim do prazo, que termina na próxima sexta-feira, 31 de maio.
Do total de declarações entregues, porém, 66,3% terão imposto a restituir, 18,5% imposto a pagar e 15,1% não terão nem imposto a pagar nem a restituir.
Vale lembrar, aliás, que o prazo de entrega para os municípios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul foi prorrogado para o dia 31 de agosto.
Quem perder o prazo, já que estamos no fim da entrega do Imposto de Renda, vai pagar multa de no mínimo R$ 165,74 e de no máximo 20% do imposto devido. Além disso, ainda pode ficar com problemas no CPF.
O valor da multa cobrada é de 1% ao mês, sobre o valor do Imposto de Renda devido, limitado a 20% do valor do Imposto de Renda.
Imposto a pagar
Os mais de 5,7 milhões de contribuintes que já sabem que terão imposto a pagar devem ficar atentos para o prazo do vencimento da primeira cota ou cota única do imposto, que também vence no dia 31 de maio. A exceção, mais uma vez, é para o Rio Grande do Sul, cujo prazo vence dia 31 de agosto.
Quem ainda não entregou a declaração não vai conseguir aderir ao débito automático para pagamento do imposto da primeira cota ou cota única. Isso porque as informações para débito automático devem ser enviadas sempre antes do dia 10 de cada mês.
Dessa forma, para pagar a primeira cota ou cota única de imposto, o contribuinte deve emitir o Darf dentro do próprio programa da declaração, pelo e-CAC ou pelo app para celular ou tablet. Então, não se esqueça de quitar até o dia 31 de maio.
Imposto a restituir
O primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2024 cai na conta informada pelo contribuinte na declaração no dia 31 de maio. A consulta ao primeiro lote de restituição já está aberta desde quinta-feira (23).
Este primeiro lote de restituição será o maior já pago e vai restituir R$ 9,5 bilhões a 5.562.065 contribuintes prioritários e não prioritários.
Para este ano, estão previstos cinco lotes de restituição:
1º lote: 31 de maio
2º lote: 28 de junho
3º lote: 31 de julho
4º lote: 30 de agosto
5º lote: 30 de setembro
Ao longo de todo o prazo de entrega da declaração, a Inteligência Financeira preparou uma série de reportagens, vídeos, guias e perguntas frequentes para ajudar nossos leitores, além de esclarecer dúvidas enviadas por e-mail e pela nossa caixa de mensagens. Todas as reportagens estão reunidas neste link: Imposto de Renda e tam