Carpinteiro ganha fortuna com ações da Tesla (TSLA34) e vê todo dinheiro sumir; veja o que aconteceu
A história de Christopher DeVocht, um ex-carpinteiro que transformou um investimento inicial de poucos milhares de dólares em uma fortuna de mais de US$ 300 milhões em apenas dois anos, para depois perdê-la toda, é um conto de cautela sobre os perigos da alavancagem financeira e da concentração em um único ativo.
Leia também
Segundo reportagem da Bloomberg, DeVocht, um jovem carpinteiro da Ilha de Vancouver, no Canadá, viveu uma montanha-russa financeira que culminou em um colapso milionário. Em apenas dois anos, ele transformou um investimento inicial de C$ 88.000, equivalente a R$ 1,67 bilhões, apostando em opções de ações da Tesla (TSLA34), a fabricante de veículos elétricos de Elon Musk.
No entanto, o que parecia ser um dos maiores acertos da história do mercado monetário terminou de forma trágica quando, em 2022, ele perdeu tudo.
Publicidade
O ex-day trader agora processa o Royal Bank of Canada (RBC) e a firma de contabilidade Grant Thornton LLP, alegando que o conselho monetário que recebeu negligenciou seu conhecimento limitado sobre finanças.
Ele alega que, enquanto dominava a negociação de ações da Tesla, faltava-lhe compreensão mais ampla sobre planejamento monetário e impostos. DeVocht afirma que as estratégias propostas, focadas em reduzir a carga tributária, o levaram a concentrar todo o seu portfólio nas ações da Tesla, o que resultou em um prejuízo massivo quando os papéis da firma despencaram em 2022.
Ainda segundo processo citado pela Bloomberg, o RBC considerou DeVocht um investidor sofisticado, mas não levou em consideração que sua experiência se limitava a negociações específicas com as ações da Tesla, ignorando sua falta de preparo em outras áreas financeiras. A queda das ações da montadora elétrica fez com que DeVocht, que já havia acumulado uma fortuna de C$ 415 milhões, perdesse tudo em uma série de negociações mal-sucedidas.
Para tentar minimizar as perdas, ele chegou a pegar empréstimos de C$ 20 milhões, mas isso só agravou a situação. O processo ainda menciona que parte de sua fortuna foi corroída por doações de caridade, recomendadas pelos consultores do banco.
O Royal Bank e a Grant Thornton, alvos da ação judicial, ainda não se pronunciaram oficialmente sobre o caso do ex-carpinteiro, e DeVocht espera ser indenizado pelos danos monetários causados pela má orientação que recebeu.
Publicidade
Colaborou: Gabrielly Bento.
Nossos editores indicam estes conteúdos para você investir cada vez melhor
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Jéssica Anjos