Como descobrir o gasto de cada eletrodoméstico? Confira simulador
Economizar energia elétrica e entender como cada aparelho doméstico impacta na conta de luz ficou mais fácil. A Enel, uma das principais distribuidoras de energia elétrica do Brasil, desenvolveu um simulador online que permite calcular o consumo individual de eletrodomésticos e eletrônicos. A busca iniciativa incentiva o uso consciente da energia, reduzindo desperdícios e incentivando a eficiência energética.
Como funciona o simulador?
A ferramenta batizada de Simulador de Consumo é simples de usar. O consumidor pode selecionar os cômodos de sua residência e os aparelhos presentes em cada um deles.
Leia também
Com informações como potência dos equipamentos e o tempo médio de uso diário, o sistema calcula o consumo estimado em quilowatt-hora (kWh). Além disso, ao final do processo, o simulador sugere opções de aparelhos mais eficientes disponíveis no mercado, levando em conta o perfil de uso do usuário.
A iniciativa também ressalta a relevância de compreender os dados presentes na fatura de energia. Informações como consumo mensal, tarifas aplicadas, taxas e impostos são fundamentais para controlar os gastos e evitar surpresas no fim do mês.
Publicidade
O valor total da conta é resultado da multiplicação do consumo registrado pelo medidor pela tarifa vigente, acrescido de encargos regulatórios. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é responsável por homologar os valores aplicados.
Conforme afirma o órgão, adotar práticas mais conscientes no uso de energia elétrica pode trazer benefícios ao bolso e ao meio ambiente. Equipamentos antigos e ineficientes são grandes vilões de consumo elevado. Substituí-los por versões modernas, preferencialmente com o selo Procel de eficiência energética, é uma das recomendações dos especialistas.
Com isso, o simulador da Enel surge como uma ferramenta prática para auxiliar na identificação dos eletrodomésticos menos econômicos e ajudar os consumidores a fazer escolhas mais inteligentes. A novidade já está disponível no site oficial da Enel e pode ser acessada gratuitamente.
Colaborou: Gabrielly Bento.
Publicidade
Nossos editores indicam estes conteúdos para você investir cada vez melhor
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Jéssica Anjos