Israel aprova acordo de cessar-fogo com o Hezbollah no Líbano
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, confirmou o fechamento de um acordo que prevê um cessar-fogo na guerra com o Hezbollah, mas avisou que a duração da trégua dependerá da capacidade do grupo extremista islâmico de cumprir os termos combinados.
A expectativa é que o acordo entre em vigor na quarta-feira.
“O tempo do cessar-fogo dependerá do que acontecer no Líbano”, disse Netanyahu em um pronunciamento televisionado. “Com a plena compreensão dos Estados Unidos, estamos preservando total liberdade de ação militar — se o Hezbollah violar o acordo e tentar se armar, nós atacaremos.”
Netanyahu afirmou que havia três razões principais para um cessar-fogo: permitir que Israel se concentre no Irã, que apoia o Hezbollah e o Hamas; dar ao exército uma oportunidade de reconstruir seus estoques; e isolar o Hamas, grupo com o qual Israel tem lutado na Faixa de Gaza desde que liderou os ataques de 7 de outubro de 2023.
O governo do Líbano, que não controla o Hezbollah, mas cuja aprovação também é essencial para que o acordo avance, estava programado para se reunir na manhã de quarta-feira para discutir o acordo de cessar-fogo.
O anúncio do primeiro-ministro ocorreu após as forças israelenses lançarem uma intensa série de ataques no Líbano na terça-feira, atingindo o coração de Beirute e bairros dominados pelo Hezbollah ao sul da cidade.
(Com agências de notícias)
The post Israel aprova acordo de cessar-fogo com o Hezbollah no Líbano appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Gabriel