Veja quais eletrodomésticos comprar para economizar no consumo de energia
Na hora de economizar energia, vale não só repensar os hábitos diários, como também pesquisar eletrodomésticos que apresentem maior eficiência. Quanto mais eficiente em termos energéticos for um equipamento, menor será o custo de funcionamento, contribuindo para o orçamento familiar.
Leia também
De forma prática, a eficácia energética é o uso de menos energia para realizar a mesma tarefa ou produzir o mesmo resultado. São equipamentos que usam menos energia para iluminar e resfriar um ambiente, cozinhar e aquecer, por exemplo. Por mais que pareça difícil para uma pessoa leiga determinar se um aparelho tem ou não essa característica, existem selos que ajudam o consumidor a comparar os equipamentos que consomem menos eletricidade para funcionar.
Rodrigo Sêga, professor da FIA Business School e mestre em Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), recomenda que os consumidores procurem por eletrodomésticos com selo do Programa Nacional de Conservação da Energia Elétrica (PROCEL) ou classificação energética “A” (maior nível de eficiência) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). “Eles consomem menos energia e, a longo prazo, geram economia significativa na conta de luz”, destaca.
Publicidade
A certificação do PROCEL está presente nos produtos mais eficientes do mercado, em geral, os melhores da categoria “A” na etiquetagem do Inmetro. O selo é facilmente reconhecível: apresenta uma coloração vermelha, com o símbolo de uma lâmpada, e a frase “Este produto consome menos energia”.
Paula Sauer, economista e planejadora Financeira CFP, coordenadora do Laboratório de Inteligência Financeira ESPM, enfatiza a importância de realizar uma pesquisa ampla de produtos, que não considere apenas o preço. “Alguns investimentos podem parecer caros em um primeiro momento, mas de grande valia ao longo do tempo, como a troca de eletrodomésticos antigos que são menos eficientes por aparelhos com tecnologias mais modernas e mais econômicas”, ressalta.
Além do cuidado na hora de escolher os eletrodomésticos, também vale ter atenção na forma de utilização dos produtos. É recomendado usar a posição “verão” do chuveiro elétrico, por exemplo, sempre que possível, pois ela reduz significativamente o consumo. Evitar o uso excessivo do ar-condicionado, mantendo a temperatura entre 23°C e 25°C , é outra sugestão para diminuir gastos.
Cuidados de manutenção também são importantes para economizar energia, como relembra Sauer. Limpar filtros de aparelhos regularmente ajuda a garantir maior eficiência. No caso do freezer, descongelá-lo periodicamente evita o acúmulo de gelo, que aumenta o consumo de energia. Outra dica importante é reparar vazamentos elétricos em instalações antigas –prática essencial para evitar desperdícios desnecessários.
Publicidade
Nossos editores indicam estes conteúdos para você investir cada vez melhor
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Beatriz Rocha