Últimas Notícias

Creatina: Polícia investiga adulteração e interdita fábrica ligada a influenciadores

Creatina: Polícia investiga adulteração e interdita fábrica ligada a influenciadores

Com o início das investigações dos influenciadores Yuri Silveira de Abreu e Fabiula de Arruda Freire, também conhecidos como “Rei” e “Rainha da Creatina”, a polícia interditou uma fábrica terceirizada em Jundiaí, no interior de São Paulo. As informações são do jornal Fantástico.

De acordo com o Fantástico, a fábrica que foi contratada pela firma de suplementos alimentares Soldiers Nutrition, marca do casal, atuava sem licença de produção. A investigação aponta que tanto as instalações como os equipamentos não possuíam condições higiênicas e sanitárias satisfatórias.

As investigações começaram no início de novembro, quando 30 toneladas de creatina da Soldiers foram apreendidas durante uma operação.

Leia também: Por que a creatina é um dos compostos mais importantes para o organismo?

A creatina, produto mais vendido da companhia, é um composto naturalmente produzido pelo organismo e é encontrado nos músculos, cérebro e outros tecidos. Ela é uma fonte de energia para os músculos, e por isso, é muito utilizada por quem pratica exercícios físicos variados.

A reportagem teve acesso a um grupo de mensagens que os líderes da Soldiers discutiam sobre as reclamações de clientes sobre a creatina estar empedrada e de larvas terem sido encontradas no produto.

Como verificar se a creatina foi adulterada?

Outra preocupação quando se trata de creatina é se ela está adulterada ou não. Apesar desse aspecto não ter sido coberto na investigação por enquanto, a Associação Brasileira de firmas de Produtos Nutricionais (Abenutri) divulgou no começo de novembro os resultados de um estudo que avaliava 88 marcas de creatina disponíveis no mercado.

Leia mais: firmas de “Rei e Rainha da Creatina” são investigadas pela polícia de SP

Ao todo, 18 marcas foram reprovadas, sendo que dez delas apresentaram 0% de creatina em sua composição. Vale frisar que é determinado por lei que o produto precisa ter 80% de creatina pura, no mínimo, para ser comercializada. 

A Abenutri informou que uma das alterações mais comuns é realizar uma mistura da creatina com amido. A reportagem do Fantástico mostra que é possível fazer um teste caseiro simples: adicionar água com um pouco de iodo no suplemento. 

Se ele for puro, a cor se torna um amarelo intenso, mas se ficar escura, significa que há mais amido que o permitido. Porém, esse teste caseiro não identifica se há outras substâncias.

A Soldiers Nutrition negou as acusações em post no Instagram:

“Estamos aqui para esclarecer: nossa operação segue normalmente, com todos os processos e laudos em dia. Inclusive, nossa única fábrica foi recentemente vistoriada pela Vigilância Sanitária, que verificou nossos processos e manteve a fábrica 100% operacional. Em linha com nosso compromisso de entregar produtos com a máxima qualidade e segurança, realizamos rigorosos testes em laboratórios renomados, como a EUROFINS, em todos os nossos produtos. Não são apenas análises de pureza, mas também exames microbiológicos detalhados, garantindo que nossos produtos sejam 100% livres de contaminantes. Temos mais de 30 laudos que comprovam nosso compromisso com a qualidade, e todos estão disponíveis para consulta no link da bio do Instagram ou nos stories.”

The post Creatina: Polícia investiga adulteração e interdita fábrica ligada a influenciadores appeared first on InfoMoney.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Victória Anhesini

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo