Últimas Notícias

Boeing perde mais um: agora, principal lobista deixa empresa

O executivo Ziad “Z” Ojakli, principal lobista da Boeing e chefe de sua influente operação em Washington, deixou a firma. A informação foi confirmada pelo CEO Kelly Ortberg nesta sexta-feira (6), em um comunicado aos funcionários obtido pela Bloomberg.

De acordo com o site Politico, a mudança de liderança teria sido motivada por um desacordo com Ortberg sobre a estratégia de lobby, citando uma pessoa próxima a Ojakli. Uma porta-voz da Boeing se recusou a comentar.

LEIA MAIS: Reviravolta em caso da Boeing reacende guerra cultural

Debandada do conselho executivo

Ojakli é o quarto membro do conselho executivo da Boeing a deixar a firma desde que Ortberg assumiu como CEO, no início de agosto. Ele está trabalhando para reverter a situação da fabricante após anos de escândalos e turbulências, além de uma série de crises neste ano, que começou quando uma peça se soltou de um Boeing 737 Max em pleno voo, em janeiro.

A Boeing está no processo de reduzir seu quadro de funcionários em 10%, o equivalente a cerca de 17 mil empregos. Ortberg já avisou que os cortes afetarão todos os níveis da firma.

Outros líderes seniores que deixaram a Boeing incluem o ex-chefe da divisão de defesa, Ted Colbert, e Brian Besanceney, chefe de comunicações da firma. Elizabeth Lund, vice-presidente sênior responsável pela qualidade dos aviões comerciais da Boeing, anunciou que se aposentará em dezembro.

LEIA MAISNovo CEO da Boeing corta as próprias viagens em jatos executivos para demonstrar austeridade

Quem assume agora

Bill McSherry, vice-presidente da Boeing para operações governamentais no âmbito local e estadual, assumirá temporariamente o cargo de aviões até que a firma encontre um sucessor. A mudança é imediata.

Ojakli, ex-principal lobista da Ford Motor, juntou-se à Boeing em um papel semelhante em 2021 e, segundo algumas fontes, enfrentou uma transição conturbada, marcada por saídas de funcionários e perda de relacionamentos com alguns legisladores-chave. A firma sofreu uma série de críticas bipartidárias de legisladores dos EUA sobre suas falhas de qualidade e segurança neste ano, incluindo o depoimento do ex-CEO Dave Calhoun perante uma subcomissão do Senado.

LEIA MAISComo Boeing e Intel perderam o ‘padrão ouro’ e viraram emergência para os EUA

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Bloomberg

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo