Últimas Notícias

5 estratégias para sair das dívidas rapidamente e alcançar a estabilidade financeira

O desiquilíbrio monetário na vida de uma pessoa por conta do acúmulo de dívidas é capaz de gerar muitas dores de cabeça. Alguns endividados ficam, até mesmo, perdidos sobre como começar a se reorganizar – o que pode causar ansiedade e angústia.

Mas ao se acalmar, é possível pensar em estratégias eficazes para quitar o que está pendente e, assim, alcançar a estabilidade nas finanças pessoais.

Conforme a pesquisa Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2022, do Instituto Opinion Box, em parceria com a Serasa, a principal causa para o endividamento naquele ano era o desemprego, com uma taxa de 29%.

Publicidade

Já 12% dos brasileiros entrevistados destacaram que as suas dívidas foram geradas por uma redução na renda, enquanto 11% das pessoas consultadas relataram que alguém fez uma compra em seu nome e não efetuou o pagamento.

Outro dado é que 8% dos entrevistados destacaram que as dívidas foram resultados da falta de controle. No entanto, a adoção de alguns métodos pode fazer você sair da situação de endividamento rapidamente.

Para inspirar na organização e planejamento para se livrar do vermelho, separamos 5 dicas estratégicas do SPC Brasil. Confira abaixo.

1. Anote as despesas

Compreender como está a própria situação financeira é um passo fundamental para iniciar o processo de se livrar das dívidas. Isso auxilia na identificação do que é possível economizar e os ajustes a serem feitos. A partir disso, você pode tomar decisões mais conscientes e realistas sobre as suas finanças.

Por isso, anote todas as despesas em um caderno ou em uma planilha, desde os gastos menores até os maiores.

2. Separe as despesas em categorias

Após anotar todos os seus gastos, é importante separá-los entre 3 categorias:

  1. Fixas: gastos que não mudam, como contas de luz e água;
  2. Variáveis: gastos que podem mudar de mês em mês;
  3. Extraordinárias: gastos menos frequentes e emergenciais.

3. Renegocie as dívidas

Em algumas situações, é possível conversar com os credores para chegar em um acordo de renegociação das dívidas. Nesse caso, analise os melhores planos, como parcelas com valores menores ou prazos maiores para o pagamento.

4. Priorize as dívidas com juros altos

No momento de reorganizar a vida financeira, muitos pensam por qual dívida começar. Nesse caso, a dica é priorizar aquelas que possuem os juros mais altos, como as de cartão de crédito.

Publicidade

Crie uma lista com o que deve ser quitado e faça uma classificação por juros. Assim, você terá um controle maior sobre o cenário e evitará que a situação vire uma bola de neve.

5. Corte ou reduza os gastos mais desnecessários

Ao compreender a sua situação financeira e focar em sair do endividamento, alguns pontos precisam ser revistos. Por isso, faça uma análise dos gastos que podem ser reduzidos ou, até mesmo, cortados. Assim, você pode ter uma quantia maior para quitar as dívidas rapidamente.

Colaborou: Jennifer de Carvalho.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Jéssica Anjos

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo