Esta é a bandeira da conta de luz de janeiro; descubra se vai pagar mais ou menos
O Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou que o mês de janeiro de 2025 começará com bandeira tarifária verde, garantindo aos consumidores brasileiros o segundo mês consecutivo sem custo extra na conta de luz.
Leia também
A medida foi confirmada na última sexta-feira (27/12) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), vinculada ao MME.
De acordo com o Gov.br, a bandeira verde é resultado de políticas públicas voltadas para o manejo eficiente dos recursos energéticos, com destaque para investimentos nas Usinas Hidrelétricas (UHEs) e nas gerações eólica e solar.
Publicidade
Essas ações, aliadas ao aumento do volume de chuvas nos últimos meses, contribuíram para elevar os níveis dos reservatórios, permitindo uma maior geração de energia por fontes hídricas e reduzindo a necessidade de acionar termelétricas, que possuem custo mais elevado.
“As ações implementadas pela atual gestão demonstram o compromisso do presidente Lula com o setor elétrico nacional e o uso responsável dos nossos recursos naturais. Graças às políticas que pudemos implementar ao longo desses últimos dois anos, o Brasil tem se afastado cada vez mais da pobreza energética e mirado na segurança energética, que vem das nossas águas, dos ventos e do sol”, destacou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
De acordo com especialistas, o cenário atual reflete um equilíbrio entre as condições climáticas favoráveis e a gestão estratégica de recursos energéticos.
A bandeira verde representa um alívio no orçamento das famílias e firmas, que não precisarão arcar com cobranças adicionais na conta de luz. Essa situação é particularmente relevante diante dos desafios econômicos enfrentados pelo país nos últimos anos.
Publicidade
Colaborou: Renata Duque.
Nossos editores indicam estes conteúdos para você investir cada vez melhor
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Jéssica Anjos