Onde Investir em 2024

Renda Fixa
A Renda Fixa ainda continua sendo uma boa pedida para 2024 segundo os principais analistas de mercado. Apesar da Selic (taxa básica de juros do Brasil) estar em processo de queda, devido a inflação ter caminhado para o centro da meta, os hoje 11,75% a.a. ainda é muito acima da média do mercado global de juros, o que atrai investidores locais e estrangeiros, e gera oportunidades de aplicações acima de 12% a.a. de forma líquida (pós impostos), tudo isso com a tradicional segurança da renda fixa, do jeito que o brasileiro gosta.
Para quem gosta de um investimento mais conservador, ou para empresas e empresários que estão buscando remunerar melhor o caixa, essa é uma boa forma de investir sem tomar tanto risco, e é essa taxa que o empreendedor deve levar em consideração no longo prazo, será que o negócio que vou fazer terá uma taxa superior a 11,75% a.a., se sim, pode ser um negócio interessante, se não, o custo de oportunidade será maior, o que torna o investimento de renda fixa uma melhor forma de alocação de capital no ano.
Ações
Com a inflação sendo controlada no Brasil e no mundo, somada a uma expectativa cada vez maior na aceleração do processo de corte de juros, o que deve levar mais liquidez (dinheiro) para os mercados, na busca de opções mais rentáveis que a renda fixa, em especial nos EUA e na Europa, vamos passar a ver nos próximos meses a busca por opções mais arrojadas, com retornos mais atrativos para os investidores de perfil arrojado e que preferem correr mais riscos em busca de uma melhor performance.
O excesso de liquidez vai fazer aumentar “naturalmente” a demanda por ativos de risco, leia-se ações, fundos imobiliários, mercados futuros, criptoativos, entre outros. Nesses mercados, quanto maior a demanda, maior tende a ser o preço dos ativos, o que implica em valorização dos mesmos, e gera oportunidades para quem está buscando bons ativos a preços atrativos, e que podem se valorizar no médio prazo. Buscar ajudar de profissionais de mercado, como assessores e analistas de investimentos é uma boa forma de aproveitar essa maré de alta em 2024.
Fundos Imobiliários
Para quem gosta de “tomar risco”, “pero no mucho” (porém nem tanto), e ainda busca ter renda mensal oriunda dos investimentos, os fundos imobiliários podem ser uma opção interessante, através deles é possível ser “proprietário” dos principais imóveis do país, por meio de cotas que custam a partir de R$ 9,00, o que dá liquidez, diversificação, valorização e recebimento de aluguel na forma de proventos, isentos de impostos, ideal para quem gosta de investir em imóveis, ter renda, e sem precisar imobilizar uma grande parte do capital.
Os fundos imobiliários, assim como as ações devem ter um 2024 positivo por conta da busca dos investidores por colocarem mais risco na carteira, o que também vem acompanhado de volatilidade, já que esses ativos são listados em Bolsa, e oscilam diariamente. Para quem busca renda mensal, exposição em renda variável sem tanto “susto”, os fundos podem ser uma boa opção, principalmente para quem gosta e já investe em imóveis físicos.
Mercados Internacionais
Investir globalmente não é uma tendência para o futuro, é uma realidade, e isso está se tornando cada vez mais comum entre os investidores brasileiros. O mercado financeiro do Brasil representa apenas 2% de todo o mercado global, o que nos limita não só geograficamente, mas em relação a diversidade e a qualidade dos ativos.
Investir internacionalmente, em especial nos EUA, traz o benefício de acessar a todos os mercados do mundo, de renda fixa a Bolsa de Valores, diversificando geograficamente, contando também com a variação da moeda, já que boa parte dessas aplicações são feitas em dólar, o segundo ativo mais seguro do mundo, e que pode ser bastante interessante para quem tem boa parte do seu custo de vida em dólar, como empresários e para quem gosta de viagens internacionais.
Imóveis
Os imóveis físicos tiveram uma grande valorização após a pandemia, quando todo o mundo (literalmente) ficou mais tempo dentro de casa, e passou a olhar com mais carinho para a sua moradia, reformando ou mesmo trocando de imóvel, para um mais espaçoso, confortável, ou não tão perto do trabalho, já que o modelo híbrido de trabalho passou a ser melhor visto. Todas essas mudanças tiveram um impacto nos preços dos imóveis, e em com nos relacionamos com eles, o que trouxe bastante valorização ao mercado.
Imóveis e áreas que antes estavam “esquecidas” passaram a ser mais valorizadas, não só como moradia, mas como uma boa opção de investimento, já que o espaço urbano é escasso e cada vez mais “caro”, o que atribui muitas vezes um valor acima do mercado para muitos imóveis, e gera a oportunidade de investimento, para quem tem um bom capital, e não precisa de muita liquidez no curto prazo. O tijolo, a boa e velha “segurança” dos imóveis vai continuar em alta em 2024.
Todos os mercados são interessantes, só que o mais importante é sempre respeitar o seu perfil de investimento, se mais conservador ou arrojado, além disso, o seu horizonte de investimento, se vai querer aplicar esse dinheiro para o curto ou longo prazo, e qual desses investimentos traz uma “boa noite de sono”, que nada mais é o qual você se sente mais a vontade fazendo. Antes de tudo busque a ajuda de profissionais de mercado, como assessores de investimentos, que podem lhe ajudar na melhor tomada de decisão para começar o ano de 2024 investindo com o pé direito.